Biblioteca

A Biblioteca do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, fundada em 1949, é uma das bibliotecas nacionais de referência na área de Física, tendo atualmente um acervo de aproximadamente 21.000 livros e 850 títulos de periódicos (240 correntes), em Física e ciências afins.

Parcialmente destruída em 1959 por um incêndio, foi reconstruída graças à solidariedade da comunidade nacional e internacional.

Constam de seu acervo periódicos de grande importância histórica, como The Philosophical Magazine (1800), Comptes Rendus des Séances de L'Acadêmie des Sciences (1835), Philosophical Transactions of the Royal Society of London (1875), Proceedings of the Royal Society of London (1877), entre outros.

Aberta ao público, de segunda à sexta-feira, das 08h30min às 17h30min. Oferece área para estudo em suas instalações e livre acesso às bases de dados, às estantes de livros e periódicos, empréstimo de livros a usuários cadastrados e empréstimos entre bibliotecas até as 17:15 horas, e serviços de comutação bibliográfica - COMUT, que permite obter cópias de artigos de periódicos e partes de documentos não encontrados no Sistema da Biblioteca do CBPF e no Portal Capes.

São considerados usuários da Biblioteca com direito a empréstimo de livros e acesso aos livros eletrônicos via IP: servidor docente, técnico-administrativo, e alunos de mestrado, doutorado e de iniciação científica - IC, regularmente matriculados nos cursos do CBPF.

A Biblioteca faz parte da Coordenação de Documentação e Informação Cientifica - CDI.