Materiais híbridos multifuncionais

COLÓQUIOS CBPF

Materiais híbridos multifuncionais

 

Célia Machado Ronconi

Departamento de Química Inorgânica,

Instituto de Química,

Universidade Federal Fluminense

 

Local: Auditório Ministro João Alberto Lins de Barros, no CBPF, rua Dr. Xavier Sigaud, 150, Urca, Rio de Janeiro (RJ).

Dia: 19 de abril 2017, quarta-feira (excepcionalmente).

Horário: 16h (Entrada gratuita. Não servidores devem apresentar documento de identificação).

 

RESUMO

Materiais híbridos são formados pela mistura em nível molecular de componentes orgânicos e inorgânicos. Esses materiais podem ser obtidos tanto por processos de automontagem, como reagindo-se compostos orgânicos com diferentes funcionalidades com a superfície de diversos sólidos em escala nanométrica ou micrométrica (sílicas, nanopartículas magnéticas, nanopartículas de ouro, grafeno e óxido de grafeno). Suas propriedades podem ser ajustáveis e controláveis de acordo com os componentes selecionados e as condições de síntese. Neste colóquio serão discutidos o planejamento, a preparação e a aplicação de vários materiais híbridos. O foco de interesse da pesquisa em materiais híbridos é o estudo de sistemas para liberação controlada de fármacos (nanoválvulas e nanopartículas magnéticas), adsorventes para a captura de CO2, catalisadores recicláveis e materiais luminescentes.

 

BREVE CV

Célia M. Ronconi é graduada em química pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com mestrado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutorado em química inorgânica (2002) pela Universidade Estadual de Campinas (SP).

De 2003 a 2005, fez pós-doutorado com sir James Fraser Stoddart – prêmio Nobel de Química do ano passado –, no Departamento de Química e Bioquímica da Universidade da Califórnia em Los Angeles (EUA).

De 2006 a 2009, foi professora associada do Departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). De 2012 a 2015, recebeu a bolsa ‘Jovem Cientista do Nosso Estado’ da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

De 2013 a 2015, foi coordenadora do ‘Comitê Multidisciplinar de Ciências Exatas’ da Decania de Pesquisa da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde atualmente é professora associada no Departamento de Química Inorgânica.

Atualmente, é coordenadora do Laboratório Multiusuário de Caracterização de Materiais (www.uff.br/lamate), diretora da Divisão de Química de Materiais da Sociedade Brasileira de Química e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sua pesquisa atual está focada na síntese de redes de coordenação e materiais híbridos para captura de CO2; produção de biodiesel; e sistemas de administração de drogas (câncer e leishmaniose).