Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica

A Iniciação Científica e Tecnológica têm como objetivo oferecer ao aluno de graduação um primeiro contato com a atividade científica e com a prática da pesquisa científica. Os alunos do programa PIBIC desenvolvem projetos de pesquisa ou tecnologia sob a supervisão de um pesquisador do CBPF. Durante a iniciação científica o aluno é integrado em um grupo de pesquisa, tomando conhecimento dos processos e da metodologia da investigação científica, além de conviver com pesquisadores e alunos de pós-graduação. A realização do projeto de IC ajuda o aluno de graduação na sua formação profissional. Durante o programa, os alunos têm ainda a oportunidade de participar de cursos, palestras e encontros, onde é possível apresentar trabalhos, estimulando maior amadurecimento acadêmico e preparando-os para a pós-graduação e futuras atividades profissionais.

 

 

O Programa de Iniciação Científica do CBPF é apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Durante os projetos de iniciação científica e tecnológica, os alunos são orientados e supervisionados por pesquisadores e tecnólogos do CBPF. Um número fixo de bolsas de estudo, destinadas a auxiliar despesas básicas de locomoção e alimentação, é concedido anualmente em base competitiva aos alunos inscritos. Os alunos inseridos no programa têm acesso à biblioteca e às instalações do CBPF. Podem ainda realizar experimentos em laboratórios, aprendendo e utilizando técnicas experimentais ou métodos teóricos nos seus estudos. Todas as áreas de pesquisa e desenvolvimento do CBPF são contempladas no Programa de IC. 

 

A esse programa podem candidatar-se alunos de graduação provenientes de cursos de Física e áreas afins. A chamada para novas bolsas é aberta anualmente no mês de Julho, sob a forma de edital disponível na página do Programa CBPF. Durante o ano, entre Setembro e Abril, novas inscrições são aceitas em modalidade de fluxo contínuo, e as bolsas disponíveis são concedidas mensalmente, em base competitiva. As inscrições são feitas online, por meio da página do Programa.


Saiba tudo sobre o programa

Bolsistas | Programa PIBIC / PIBIT - Ano acadêmico 07/2018-06/2019

O programa PIBIC/PIBIT do CBPF realiza uma chamada regular para bolsas em Julho de cada ano. Após a chamada regular, bolsas remanescentes ou que venham a ficar disponíveis no curso do ano acadêmico serão oferecidas mensalmente na modalidade "fluxo contínuo". Todos os candidatos que tenham submetido projeto durante o presente ano acadêmico e ainda não foram contemplados com uma bolsa estão automaticamente inscritos na modalidade de fluxo contínuo durante todo o curso do ano acadêmico. 


SEGUE A LISTA:

Calendário Ano Acadêmico 2019 / 2020

12 de Abril Data final para inscrições na modalidade fluxo contínuo ano 2018-19
03 a 14 de Junho Submissão de resumos para Jornada de IC
17 a 28 de Junho Inscrições para o Programa PIBIC 2019-2020
11 e 12 de Julho Jornada de IC do CBPF
02 de Agosto Seleção das bolsas PIBIC 2019-2020
05 a 07 de Agosto Implementação das Bolsas
09 de Agosto Divulgação oficial do resultado
Fim do conteúdo da página