Começa hoje (17) a XI Escola do CBPF, com número recorde de inscrições

Começou hoje (17) a já tradicional ‘Escola do CBPF’, que este ano recebeu número recorde de inscrições: foram 640 inscritos e 451 participantes confirmados. A grande procura reflete o reconhecimento da qualidade da formação oferecida pelo evento, que está em sua 11ª edição.

"Mesmo as turmas com menos alunos ficaram cheias, pulando de 10 participantes no ano passado para 20 este ano”, diz Sebastião Alves Dias, pesquisador associado do CBPF e membro do comitê organizador da escola.

Para manter a reconhecida qualidade do evento, adequando-se ao recorde de inscritos, a organização fechou parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), por de seu reitor, para o uso de duas salas daquela instituição, vizinha ao CBPF.

 

Física para todos

A 'XI Escola do CBPF' acontece de hoje até 28 de julho, reunindo graduandos e pós-graduandos de todo o Brasil e países latino-americanos, além de professores do ensino médio do estado do Rio de Janeiro.

A programação é dividida em módulos: para a graduação serão ofertados 15 cursos; para os pós-graduandos, nove cursos. Os professores terão uma semana inteira de atividades em período integral, abordando temas da física moderna e questões na fronteira da pesquisa.

O módulo 'Física para Todos’, por sua vez, oferecerá palestras sobre diversos temas da física para o público geral, sem necessidade de inscrição. As palestras acontecerão em 25, 26 e 27 de julho, na segunda semana da escola.

A programação completa do 'Física para Todos' ainda está sendo fechada, mas Dias adianta que haverá apresentações sobre temas como física nuclear, vida fora da Terra e física da matéria condensada.

"Também está prevista uma mesa-redonda com a presença do diretor do CBPF, Ronald Shellard, debatendo a situação atual da ciência e tecnologia no Brasil”, conta o físico teórico.

Além disso, este ano a primeira semana da escola coincidirá com a semana final da ‘Brazilian School of Cosmology and Gravitation’, outro evento tradicional e concorrido do CBPF, que ocorrerá entre 10 e 21 de julho – mais informações http://portal.cbpf.br/evento/inscricoes-abertas-para-a-xvi-brazilian-school-of-cosmology-and-gravitation/1432

 

 Logotipo da Escola do CBPF, que está em sua 11a edição

Sobre a escola

A primeira edição da ‘Escola do CBPF’ foi realizada em 1998. Desde então o programa quase sempre manteve edições bianuais. Atualmente, podem participar estudantes de graduação e pós-graduação tanto de física quanto de ciências exatas (geofísica, química, engenharia, matemática etc.) de várias regiões do Brasil e países latino-americanos.

A escola oferece um ‘auxílio-hospedagem’ – na forma de vagas em hostels – para alunos de graduação vinculados a instituições a mais de 100 km da cidade do Rio de Janeiro. Alimentação e transporte são por conta do participante.

O coordenador da 'XI Escola do CBPF' é o pesquisador titular do CBPF Fernando Dantas Nobre. Além dele e de Dias, outros pesquisadores e tecnologistas do CBPF formam o comitê organizador: Arthur Kós Antunes Maciel, Flávio Garcia, Luiz Carlos Sampaio Lima, Nilton Alves Junior, Tobias Micklitz e Ulisses Barres de Almeida.

A ‘XI Escola do CBPF’ recebe auxílio financeiro da Coedu (Coordenação de Formação Científica), do CBPF; da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Programa de Capacitação Institucional (PCI).

 

Mais informações:

XI Escola do CBPF: http://mesonpi.cat.cbpf.br/escola2017