Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

América Latina e o Caribe poderão fazer visita virtual e guiada ao Atlas, do CERN

No próximo dia 25 de outubro, instituições científicas e culturais da América Latina e do Caribe interessadas em divulgação científica poderão oferecer a seus membros uma visita virtual à sala do experimento ‘Atlas’, um dos quatro grandes detectores do LHC (sigla, em inglês, para Grand Colisor de Hádrons), no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), em Genebra (Suíça).

Segundo os organizadores – ‘Anilla Cultural Latinoamérica-Europa/Nodo Uruguay’ e ‘Red Amigos del CERN’ – podem participar instituições de ensino (escolas de ensino fundamental, ensino médio e universidades), centros (de pesquisa, culturais e sociais), bem como todas as instituições interessadas na divulgação da ciência.

Os inscritos serão recepcionados, em português e espanhol, por dois cientistas latino-americanos – um deles, o engenheiro brasileiro Denis Oliveira Damazio.

 

Cartaz da visita virtual ao experimento Atlas, do CERN

(Crédito: Divulgação)

 

O horário da visita é 15h30 GMT – o horário local de cada cidade pode ser verificado em http://www.worldtimeserver.com

As inscrições (gratuitas) podem ser feitas aqui. Os interessados devem responder a um breve questionário, com nome da instituição, endereço eletrônico, especificações técnicas da conexão etc. No mesmo endereço, há a possibilidade de a instituição se filiar à ‘Red Amigos del CERN’ (Rede Amigos do CERN).

No Brasil, a instituição responsável pela conexão do país ao CERN é a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que apoia a visita virtual. O CBPF é conectado à RNP por meio da Rede-Rio, que, no ano passado, passou a integrar a Rede LHCOne, por meio de uma conexão privada e dedicada ao projeto ‘e-Science’ com o CERN.

 

SERVIÇO

Evento: América Latina e o Caribe visitam o CERN

Data: 25 de outubro de 2017 (quarta-feira)

Horário: 15h30 GMT

Idiomas: português e espanhol

Inscrições: http://bit.ly/2kHftsx

 

Mais informações:

Anilla Cultural: http://anillaculturaluruguay.net/

RNP: https://www.rnp.br/

25 anos da Rede Rio (com fôlder): http://portal.cbpf.br/index.php/ultimas-noticias/398-rede-rio-comemora-25-anos-e-inicia-nova-jornada-de-desafios

LHCOne: https://www.rnp.br/destaques/brasil-passa-fazer-parte-rede-lhcone

registrado em:
Fim do conteúdo da página