Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

XX Seminário de Vocação Cientifica do CBPF anuncia lista de melhores trabalhos

Nos últimos dias 29 e 30/11, aconteceu o ‘XX Seminário de Vocação Científica do CBPF’ Foram apresentados 15 trabalhos no primeiro dia e 16 no segundo, totalizando 31 exposições de 20 minutos, com cinco minutos para perguntas.

Já no primeiro dia, todos foram surpreendidos com a ausência do responsável pelo Programa de Vocação Científica (Provoc), Marcos de Castro Carvalho, por motivos de saúde. Seu substituto, Sebastião Alves Dias, assumiu a condução dos trabalhos da banca, composta por ele mesmo mais os pesquisadores do CBPF, a saber: Emil de Lima Medeiros, Francisco Caruso e Susana Izabel Zanette de Caride.

O evento foi secretariado e gerenciado pela secretária do Provoc, Mônica Ramalho Silveira. 

 

Os premiados

Ao final das apresentações, a banca se reuniu e escolheu os três melhores trabalhos, que foram premiados com assinaturas eletrônicas da revista Ciência Hoje. Os trabalhos escolhidos foram (em ordem alfabética dos apresentadores):

1) ‘Como se faz pesquisa em materiais e filmes finos?’, por Amanda Ramire Andrade, do Colégio Pedro II (Duque de Caxias), orientada por Grécia Gomez e Gabriela Cerqueira;

2) ‘Avaliação da citocompatibilidade de nanopartículas de hidroxiapatita expostas a células MC3T3-E1’, por Glenda Guimarães Clemente Silva e Larissa Silva das Neves Correa, do Instituto Federal do Rio de Janeiro, campus Nilópolis, orientadas por Suzana Azevedo dos Anjos e Elena Mavropoulos;

3) ‘Montagem de um sistema optoeletrônico para medida da rotação do plano de polarização da luz’, por Victor Mesquita Estellita Lins, do Colégio Pedro II (Humaitá), orientado por Pablo Diniz Batista.

 

Menção honrosa

Três trabalhos receberam menção honrosa (em ordem alfabética dos autores):

1) ‘Quarenta belos anos da detecção do quark bottom’, por Arthur Tavares Quintão, do Colégio São Vicente de Paulo, orientado por Arthur Marques Moraes;

2)  ‘O paradoxo dos relógios na relatividade especial: tentando explicá-lo (e resolvê-lo) de maneira simples’, por Breno Mascarenhas Pontes, do Colégio Pedro II (Realengo), orientado por Emil de Lima Medeiros;

3) ‘Caracterização de filmes finos por difração de raios X’, por Pedro Otávio de Souza Dias, do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca-RJ, orientado por Alexandre Mello de Paula Silva e Roberto Silva Sarthour Júnior.

 

Dedicação e energia

A equipe responsável pelo Provoc parabeniza todos os alunos e orientadores que participaram do ‘XX Seminário de Vocação Científica’. Foi um ano muito difícil e significativo para o programa, que só pôde ser bem-sucedido graças à imensa dedicação e energia de cada um dos participantes.

Aproveitamos para convidar toda a comunidade do CBPF a se envolver cada vez mais com o Provoc, um esforço de nossa instituição para motivar e entusiasmar jovens talentos para a física e para a ciência em geral.

 

Cordialmente,

Mônica Ramalho Silveira (secretária do Provoc)

Sebastião Alves Dias (responsável substituto)

registrado em:
Fim do conteúdo da página