Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Materiais híbridos multifuncionais

COLÓQUIOS CBPF

Materiais híbridos multifuncionais

 

Célia Machado Ronconi

Departamento de Química Inorgânica,

Instituto de Química,

Universidade Federal Fluminense

 

Local: Auditório Ministro João Alberto Lins de Barros, no CBPF, rua Dr. Xavier Sigaud, 150, Urca, Rio de Janeiro (RJ).

Dia: 19 de abril 2017, quarta-feira (excepcionalmente).

Horário: 16h (Entrada gratuita. Não servidores devem apresentar documento de identificação).

 

RESUMO

Materiais híbridos são formados pela mistura em nível molecular de componentes orgânicos e inorgânicos. Esses materiais podem ser obtidos tanto por processos de automontagem, como reagindo-se compostos orgânicos com diferentes funcionalidades com a superfície de diversos sólidos em escala nanométrica ou micrométrica (sílicas, nanopartículas magnéticas, nanopartículas de ouro, grafeno e óxido de grafeno). Suas propriedades podem ser ajustáveis e controláveis de acordo com os componentes selecionados e as condições de síntese. Neste colóquio serão discutidos o planejamento, a preparação e a aplicação de vários materiais híbridos. O foco de interesse da pesquisa em materiais híbridos é o estudo de sistemas para liberação controlada de fármacos (nanoválvulas e nanopartículas magnéticas), adsorventes para a captura de CO2, catalisadores recicláveis e materiais luminescentes.

 

BREVE CV

Célia M. Ronconi é graduada em química pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com mestrado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutorado em química inorgânica (2002) pela Universidade Estadual de Campinas (SP).

De 2003 a 2005, fez pós-doutorado com sir James Fraser Stoddart – prêmio Nobel de Química do ano passado –, no Departamento de Química e Bioquímica da Universidade da Califórnia em Los Angeles (EUA).

De 2006 a 2009, foi professora associada do Departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). De 2012 a 2015, recebeu a bolsa ‘Jovem Cientista do Nosso Estado’ da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

De 2013 a 2015, foi coordenadora do ‘Comitê Multidisciplinar de Ciências Exatas’ da Decania de Pesquisa da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde atualmente é professora associada no Departamento de Química Inorgânica.

Atualmente, é coordenadora do Laboratório Multiusuário de Caracterização de Materiais (www.uff.br/lamate), diretora da Divisão de Química de Materiais da Sociedade Brasileira de Química e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sua pesquisa atual está focada na síntese de redes de coordenação e materiais híbridos para captura de CO2; produção de biodiesel; e sistemas de administração de drogas (câncer e leishmaniose).

registrado em:
Fim do conteúdo da página