Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Livros

Coleção CBPF Tópicos de Física

   

O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e a Livraria da Física, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), têm o prazer de apresentar a coleção Tópicos em Física. São vários volumes cobrindo aspectos de física teórica, física experimental, técnicas de medidas, instrumentação científica, ensino de física, história da física, e divulgação científica. Os autores, pesquisadores de várias instituições do Rio de Janeiro, e alguns de outros estados, brindam a Física brasileira com esta coleção inédita, escrita para estudantes de pós-graduação, de graduação, e professores de física, revelando a diversidade de temas e a pujança da Física no nosso Estado. É o nosso desejo que esta Coleção cresça cada vez mais, incentivando o ensino e a pesquisa em Física no Brasil. Saiba mais

 

Qualcosa anzichè nulla 

  Qual è l’origine dell’espansione dell’Universo? Esistono altre dimensioni oltre le quattro che conosciamo? E, soprattutto, perché esiste qualcosa invece del nulla? Sono queste alcune delle domande che stanno al centro delle speculazioni della cosmologia. Con questo libro Novello riprende in modo brillante quel dialogo con la tradizione umanista che si era interrotto nel Ventesimo secolo, rivendicando per la cosmologia lo statuto di scienza autonoma. Partendo da un esame della teoria della relatività di Einstein, l’autore s’immerge in profondità nelle radici della conoscenza scientifica per giungere a una straordinaria affermazione: la cosmologia, in realtà, è una rifondazione della fisica. Un processo di analisi che attraverso la dimostrazione dell’instabilità del vuoto sfocia in una affermazione straordinaria: «l’Universo era condannato a esistere».

Saiba mais

 

Na Vanguarda da Pesquisa (publicação de divulgação científica do CBPF) 

    

A publicação está disponível no formato PDF e estruturada da seguinte forma:  capa,  publicação completa (apenas sem a capa) e por conteúdo.

Saiba mais

 

Algumas razões para ser um cientista 

   

Por ocasião de seu 40º aniversário, o Centro Internacional de Física Teórica (ICTP) reuniu em publicação intitulada One hundred reasons to be a scientist (Cem razões para ser um cientista) depoimentos de cem cientistas das áreas de Física e Matemática sobre as razões que os teriam despertado para a carreira científica, assim como o que os levava a perseverar em seu caminho.

Com o objetivo de levar alguns destes testemunhos a um público maior e, quem sabe, despertar novas vocações, o CBPF traz a público Algumas razões para ser um cientista, que reúne traduções dos depoimentos de alguns dos físicos presentes na publicação do ICTP, com os de alguns expoentes brasileiros na pesquisa em Física.

 Veja o livro [PDF - 3Mb]

 
Santos Dumont e a invenção do avião 

   

O processo de criação de Santos Dumont é um raro exemplo no campo da inovação tecnológica. Projetou, construiu, testou e demonstrou publicamente seus modelos, motivando outros inventores a seguirem
os caminhos descobertos por ele. Os vôos que realizou com seus balões, dirigíveis e aviões forneceram elementos importantes para o desenvolvimento da aeronáutica.

 Veja o livro [PDF - 481Kb - português]

 Veja o livro [PDF - 465Kb - inglês]

 Veja o livro [PDF - 448Kb - espanhol]

 
O mundo das partículas de hoje e de ontem 

   

A LISHEP (LAFEX International School on High Energy Physics), ocorreu no Rio de Janeiro em 1995. Esta Escola foi organizada em 3 sessões: A Sessão A foi dedicada a professores de ensino médio e a estudantes de licenciatura; a Sessão B, a alunos de pós-graduação em Física de Altas Energias e a Sessão C teve o formato de um workshop voltado para a Física dos Sabores Pesados. Participaram da Escola pessoas provenientes de vários países das Américas Latina e do Norte, Europa e Ásia, além de diversos estados do Brasil.

O material reunido neste livro corresponde à maioria das palestras ministradas na Sessão A da LISHEP95 e é recomendado aos professores interessados em enriquecer suas aulas com tópicos de Física Moderna, com ênfase em Física de Partículas.

Saiba mais

 

Do Átomo Grego à Física das Interações Fundamentais 

   

A Ciência e suas conseqüências não podem ficar restritas ao pequeno grupo de quem a pratica. Como a comunidade científica não conta com uma ampla e séria divulgação da Ciência na grande mídia, cabe aos cientistas assumir a responsabilidade de levar a ciência contemporânea a todos.

Este livro serve de apoio para o professor do primeiro e do segundo graus, além de ser um estímulo para aproximar pesquisadores e professores, com o objetivo de transmitir aos jovens estudantes o prazer e o entusiasmo de se fazer Ciência.

Saiba mais

 

Idéias e Paixões 

   

Crítico, perspicaz, irônico, inquieto, mas, sobretudo, apaixonado por tudo aquilo que faz e que o cerca, José Leite Lopes, autor de 21 livros e de mais de uma centena de artigos sobre educação e política científica, é um dos maiores nomes da Ciência brasileira. Essa sua paixão transcende a Ciência e o leva a buscar interrelações com outras atividades da sociedade, contribuindo para que a Ciência se insira no contexto mais amplo da nossa Cultura. Desta forma, o cientista e o humanista se completam, e se fundem ainda com o artista Leite Lopes. Uma constante preocupação com o papel ético e social do cientista e da Universidade permeia também sua obra de forma muito marcante.

Este livro permitirá aos leitores conhecerem o universo de suas lembranças, de suas idéias, de seus amores e vislumbrarem traços de um eterno apaixonado.

Saiba mais

 

Cesar Lattes, a descoberta do méson  e outras histórias 

   

Rememorando os 50 anos da descoberta do méson-p pelo grupo de raios cósmicos de Bristol, que contou com a decisiva participação do cientista brasileiro Cesar Lattes, este livro evoca não somente os vários aspectos dessa descoberta científica, bem como de seus inegáveis reflexos no Brasil e as novas fronteiras da Física Moderna por ela abertas, mas também alguns aspectos relevantes na criação da moderna ciência no Brasil, enfatizando, particularmente, os primeiros anos que se seguiram ainda sob o forte impacto do trabalho de Cesar Lattes, cujo enorme prestígio científico internacional serviu de alicerce para a fundação do CBPF e foi decisivo na criação do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), entre outros fatos relevantes.

Saiba mais

 

Perfis 

   

Os trinta e cinco artigos coligidos neste volume foram todos publicados, em diferentes épocas, na série Ciência e Sociedadedo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e possuem uma característica comum: traçam Perfis de Homens de Ciência.

A ordem de apresentação dos artigos corresponde àquela em que foram publicados em Ciência e Sociedade. Nenhum artigo que traçasse o perfil de um cientista foi omitido e os todos foram mantidos em seus idiomas originais.

Saiba mais

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página