Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Ulisses Barres, do CBPF, recebe prêmio por contribuições à astrofísica

  • Publicado: Terça, 12 de Setembro de 2017, 09h00
  • Última atualização em Segunda, 25 de Setembro de 2017, 10h25
  • Acessos: 516

As contribuições científicas de um pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), foram reconhecidas publicamente: Ulisses Barres acaba de receber o ‘Prêmio J. A. de Freitas Pacheco’, oferecido pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).

O prêmio é dado anualmente a um jovem cientista cujo tema de pesquisa esteja relacionado à astronomia e que tenha se destacado por sua produção acadêmica e atuação científica. A outorga foi no último dia 5 de setembro, em São Paulo (SP), na ‘XLI Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira’, que ocorreu entre 4 e 8 de setembro.  

 “O prêmio é, de fato, uma grande honra. Sinto-me muito grato e humilde diante da comunidade e dos colegas. O anúncio me pegou de surpresa: sinceramente, não o esperava”, disse Barres.

O prêmio a jovens astrônomos – este ano, com doutorado concluído a partir de 2007 e com publicações de destaque entre 2014 e 2016 na área de astrofísica – é oferecido há cinco anos pela SAB e, a cada ano, é batizado em homenagem a um personagem relevante da astronomia brasileira – no caso, José Antonio de Freitas Pacheco, professor titular da Universidade de São Paulo, professor emérito do Observatório da Côte d’Azur (França) e 1º presidente da SAB.

 

O físico Ulisses Barres, do CBPF, recém-premiado 

(Crédito: www.dur.ac.uk)

 

Barres, que estuda astrofísica de altas energias, vê o prêmio também como oportunidade de refletir não só sobre o trabalho como pesquisador, mas também sobre a relação entre a academia e a sociedade – ou seja, ciência como forma de semear, além de conhecimento, bem-estar para a população e desenvolvimento tecnológico para o país. Nesse sentido, ele cita duas iniciativas com as quais está envolvido no momento: o CTA (sigla, em inglês, para Rede de Telescópios Cherenkov), consórcio internacional para a construção do principal observatório de altas energias dos próximos 20 anos, bem como BSDC (sigla, em inglês, para Banco de Dados Científicos Brasileiro), projeto voltado para dados abertos em astronomia e desenvolvido em conjunto com as Nações Unidas.

“Acredito ser muito importante o esforço por ações que deixem um legado à ciência nacional, aos demais colegas e, sempre que possível, à população em geral – principalmente, no momento difícil pelo qual o país passa na área de C&T. Penso, por exemplo, na organização de colaborações no país e de ferramentas de pesquisa que beneficiem a todos. Considero tais ações um bem, pois multiplicam os efeitos positivos da pesquisa para muitos e semeiam novos avanços em um campo mais amplo”, disse o especialista em astropartículas.

 

Sobre o premiado

Natural de São Paulo (SP), Ulisses Barres de Almeida, 34 anos, é graduado em física pela Universidade de São Paulo (2003) e doutor em astrofísica pela Universidade de Durham (2010), no Reino Unido, com trabalho realizado junto ao experimento H.E.S.S., na Namíbia.

Entre 2010 e 2012, foi pós-doutorando no Instituto Max Planck para a Física, em Munique (Alemanha). Desde 2010, é membro da Colaboração MAGIC e do CTA.

Atualmente, é pesquisador adjunto do CBPF, atuando na área de astrofísica de partículas (ou astropartículas). Em 2014, foi eleito Membro do Instituto de Estudos Avançados de Durham e, desde 2015, é pesquisador visitante da rede do Centro Internacional de Astrofísica Relativística (ICRANet) e professor de seu programa de pós-graduação internacional (IRAP-PhD).

É responsável pelo projeto do BSDC, parte da iniciativa ‘Open Universe’ das Nações Unidas. É membro do corpo diretor da ‘Associazione Euresis’, para a divulgação científica, com sede em Milão, dedicada à promoção da cultura científica e ao debate entre fé e ciência, sendo também editor-fundador da revista online Euresis Journal.

É ainda Membro da Royal Astronomical Society de Londres e da Sociedade Brasileira de Astronomia. Desde o ano passado, recebe a ‘Bolsa Jovem Cientista do Nosso Estado’, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

 

Mais informações:

SAB: https://www.sab-astro.org.br/

Prêmio: http://bit.ly/2fdtqJh

CBPF: http://portal.cbpf.br/ 

CTA: https://www.cta-observatory.org/

H.E.S.S.: https://www.mpi-hd.mpg.de/hfm/HESS/ 

MAGIC: https://magic.mpp.mpg.de/

Euresis Journalwww.euresisjournal.org


****************************************************
Núcleo de Comunicação Social - NCS/CBPF
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
registrado em:
Fim do conteúdo da página