Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

3ª EAFExp, do CBPF, estreita laços com empresas de alta tecnologia em instrumentação científica

  • Publicado: Sexta, 20 de Outubro de 2017, 13h55
  • Última atualização em Sexta, 20 de Outubro de 2017, 17h15
  • Acessos: 527

A ‘Escola Avançada de Física Experimental’ (EAFExp), promovida pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), anuncia a lista de empresas de alta tecnologia que estão patrocinando o evento, cuja terceira edição ocorrerá no início do ano que vem.

As empresas Quantum Design, JEOL, Raith e GlobalMag são fabricantes de equipamentos sofisticados, voltados para medição, caracterização ou fabricação de amostras.

A 3ª EAFExp ocorrerá entre de 22 de janeiro a 2 de fevereiro de 2018. As inscrições para o evento ficam abertas até o próximo dia 5 de novembro.

Na escola, alunos de final de graduação e pós-graduação têm pela frente um problema científico que deverá ser solucionado com base no manuseio de equipamentos no estado da arte disponíveis no CBPF – muito deles fabricados pelas empresas patrocinadoras do evento.

Ao final dos trabalhos, os participantes deverão responder a perguntas sobre o tema pesquisado, o qual, em geral, é um assunto de grande atualidade.

 

Os patrocinadores

A Quantum Design International é um fabricante e distribuidor global de instrumentação científica e industrial, com sede em San Diego, na Califórnia (EUA), e subsidiárias nos continentes europeu, asiático e americano. A empresa tem atuado no continente latino-americano deste o final da década de 1980. O escritório brasileiro começou a funcionar em 2011.

Fundada em Dortmund (Alemanha), em 1980, a Raith Nanofabrication – com representante no Brasil – é uma líder mundial na fabricação de instrumentos voltados para a chamada nanofabricação, com base em métodos como litografia por feixes de elétrons e de íons, microscopia eletrônica de varredura etc.

Fundada em 2001, por especialistas em física, eletrônica e mecânica, a GlobalMag – atualmente, com sede em Cotia (SP) – dedica-se à fabricação e comercialização de instrumentos magnéticos voltados para aplicações científicas e industriais. Tem como principais clientes universidades, centros de pesquisa, indústrias de autopeças, metal mecânica, eletroeletrônica, alimentícias e siderúrgica.

A JEOL é líder global no fornecimento de microscópios eletrônicos de varredura, microscopia de transmissão, microssondas analisadoras, instrumentação voltada para feixes de íons, litografia, análise de superfícies e preparação de amostras, bem como espectrômetros de massa e de ressonância magnética nuclear. No Brasil, sua atuação se estende por quatro décadas.

 

Público e módulos

As atividades das EAFExp são voltadas principalmente para alunos de graduação em física e áreas afins, mas parte das vagas (cerca de 30%) é preenchida com pós-graduandos.

Segundo os organizadores do evento, os alunos irão vivenciar os “diferentes desafios inerentes ao cotidiano de um laboratório de pesquisa", que vão desde a contextualização do problema a ser estudado e preparação de amostras até a apresentação dos resultados em publicações e seminários.

Ao todo, serão 11 módulos, os quais incluem temas como simulação quântica, física de superfícies, supercondutividade, nanomagnetismo, biomagnetismo, instrumentação científica, física de altas energias, efeito Mossbäuer, ressonância ferromagnética, microscopia eletrônica, biomateriais.

A inscrição é gratuita. Para fazê-la, é preciso preencher um formulário no site da EAFExp, informar o link para o currículo na plataforma Lattes e anexar carta de motivação. Os alunos selecionados – e apenas estes – deverão pagar uma taxa de participação de R$ 65,00.

Segundo o comitê organizador – formado por André Massafferri, Eduardo Bittar, Flávio Garcia, Ivan dos Santos Oliveira, Magda Fontes e Roberto Sarthour, todos pesquisadores do CBPF –, haverá auxílio para a vinda dos alunos de graduação selecionados que forem de fora do Grande Rio.

 

 

Alunos da Escola Avançada de Física Experimental, do CBPF, trabalhando em experimento 

(Crédito: Divulgação/EAFExp/CBPF)

 

Ex-alunos: depoimentos

Participantes da 2ª EAFExp, realizada este ano, responderam questionários de avaliação da experiência, dando sugestões para aprimorar o evento e relatando os pontos positivos da participação. Confira alguns depoimentos:

 

“Professores extremamente atenciosos e dedicados a ensinar o assunto. Módulo foi flexível no sentido de que, conseguindo cumprir a tarefa antes do tempo, pudemos fazer mais coisas interessantes com os equipamentos.” (Pedro Portugal)

 

“Um dos melhores eventos de que já participei enquanto aluna de graduação. Parabenizo a todos da organização e agradeço por ter sido aceita no evento, tendo a oportunidade de sentir na pele o que é ser física experimental.” (Maria Daniela Leite de Souza)

 

“Foi uma experiência incrível, que propiciou excelentes discussões sobre vários assuntos. Possibilitou conhecer professores, diferentes áreas de pesquisa em física experimental e fazer colegas de diferentes lugares do país.” (Bárbara Camile Cavalcante Pereira)

 

“A iniciativa é das melhores. Com certeza, o curso é uma oportunidade única para a nossa formação.” (Giovanni Romeu Carvalho)

 

“Só tenho elogios para o módulo. A relação entre teoria e experimento foi excelente, a equipe de professores foi excelente e possibilitou um acúmulo de conhecimento e experiência que, com certeza, será de importância fundamental para minha formação acadêmica e para minha carreira. Foram duas semanas de trabalho muito duro, mas que, com certeza, compensaram.” (Julia Marcolan)

 

Mais informações:

3ª EAFExp: http://mesonpi.cat.cbpf.br/eafexp2018/

Quantum Design (Latin America): http://www.qd-latam.com/site/

JEOL Brasil: http://www.jeol.com.br/pt-br/

Raith: https://www.raith.com/

GlobalMag: http://globalmag.com.br/

registrado em:
Fim do conteúdo da página