Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Comissão da Câmara faz audiência pública sobre física no Brasil

  • Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2017, 19h02
  • Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2017, 06h42
  • Acessos: 616
Da esq. para a dir. na mesa, Shellard (1o), o deputado federal Celso Pansera (3o) e Bediaga (4o)
imagem sem descrição.

O presidente do Conselho Técnico da Rede Nacional de Física de Altas Energias (Renafae), o físico experimental Ignácio Bediaga, discursou hoje (26/10), em Brasília, numa audiência pública da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), da Câmara dos Deputados. O tema foi ‘A relevância, as perspectivas e os desafios para o futuro da física e da matemática no Brasil’.

Bediaga – pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ) – destacou a importância das colaborações internacionais para os grandes desafios que a ciência impõe a si mesma na atualidade e para os próximos anos. Segundo ele, ciência, tecnologia e inovação correspondem a algumas das principais bases que alicerçam o desenvolvimento de qualquer nação. “Esse trabalho árduo deve envolver muitas instituições e países”, disse o físico.

Em sua fala, Bediaga ressaltou outros pontos importantes. Entre eles, o crescimento da Renafae desde sua criação; os esforços dessa rede para obter apoio político e financeiro junto à CCTCI; e, abordando um cenário mais amplo, as dificuldades que a ciência brasileira vive neste momento.

Foram convidados também para discursar sobre o tema o diretor do CBPF, o físico experimental Ronald Shellard, bem como Roberto de Pinho, assessor da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

 

Mais informações:

Renafae: http://mesonpi.cat.cbpf.br/renafae/

Audiência: https://youtu.be/QDMGPsMOIIU

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página