LABNANO

Sobre o LABNANO

O Laboratório Multiusuário de Nanociências e Nanotecnologia (LABNANO), pertencente ao Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), foi concebido e fomentado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) com intuito de fornecer à comunidade acadêmica e industrial centros regionais que promovam o aumento da pesquisa, inovação e competitividade em Nanotecnologia. O projeto do LABNANO teve início em 2005, quando o Programa Nacional de Desenvolvimento da Nanociência e Nanotecnologia do MCT procurava definir, em médio prazo, uma política de atuação nessas área. Na época, grupos de pesquisa que já participavam do Instituto Virtual de Nanociência e Nanotecnologia da FAPERJ – criado em 2003 com o objetivo de definir políticas de fomento para a área de N&N no Estado do Rio de Janeiro – apoiaram a criação do Laboratório Multiusuário no CBPF, integrando-se ao projeto como instituições parceiras.

O LABNANO é uma das facilidades 7 estratégicas do MCT voltadas para nanociência e nanotecnologia

O projeto do LABNANO levou em conta, desde o início, um modelo inovador e participativo, que agregasse a comunidade envolvida com nanociência e nanotecnologia em torno da gestão, operação e utilização do Laboratório. Sua gestão é realizada por um comitê com representantes das seguintes instituições: CBPF, UFRJ, UFF, UERJ, UFES, PUC-Rio e IME. Este comitê gestor toma as decisões estratégicas que são então conduzidas pelo comitê técnico. O acesso à infraestrutura é proporcionado mediante à submissão e julgamento de projetos por uma comissão externa. A operação dos equipamentos é realizada pelos próprios usuários mediante treinamento e supervisão de pessoal do CBPF.

Atualmente o Laboratório Multiusuário de Nanociência e Nanotecnologia (LABNANO) é, de fato, um conjunto de laboratórios, sistemas e serviços abertos à comunidade científica, tecnológica brasileira e visa dar suporte para o desenvolvimento nacional em ciência, tecnologia e inovação na nanoescala.


Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas CBPF/MCTI

Rua Dr. Xavier Sigaud 150, Urca - Rio de Janeiro - RJ
labnano@cbpf.br