LABNANO

Instruções para submissão de propostas de uso da infraestrutura do LABNANO

Se você já está cadastrado e sabe como acessar os sistema de submissão de projetos e propostas,
clique aqui.

Equipamentos Disponíveis

MEV: Microscópio Eletrônico de Varredura Jeol JSM 6490-LV
MEV-FEG: Microscópio Eletrônico de Varredura de Alta Resolução Jeol JSM 7100FT
FIB: Microscópio de Dupla Coluna Elétrons-Gálio Tescan Lyra3
NANOLITO: Estação de Nanolitografia por Feixe de Elétrons RAITH e-Line
MET-FEG: Microscópio Eletrônico de Transmissão Jeol JEM 2100F

Forma de submissão

Pesquisadores interessados em utilizar a infraestrutura do LABNANO devem se cadastrar no CBPFWeb, a base de dados e gerenciamento do CBPF.
Se você ainda não está cadastrado, por favor crie sua conta aqui. A confirmação do cadastro será realizada dentro de 24 horas a partir do preenchimento da solicitação.
Após confirmado o cadastro, o nome de usuário e senha devem ser inseridos nos campos correspondentes (ver coluna à esquerda deste texto) para acesso ao sistema.

Regras de utilização dos equipamentos do LABNANO

Para solicitar tempo de máquina, deverão ser submetidos dois documentos:
a) Projeto de pesquisa: projeto geral no qual são definidos o histórico, os objetivos, a relevância e a metodologia de pesquisa científica ou tecnológica
b) Proposta de pesquisa: definição das tarefas e análises a serem realizadas nos equipamentos existentes no LABNANO, devendo estar caracterizada a adequação das análises às capacidades do equipamento.

Para a utilização do laboratório é necessário ter aprovados, ambos, o projeto de pesquisa e a proposta de pesquisa.

A proposta é inicialmente analisada pelo Comitê Técnico-Científico quanto à sua viabilidade de realização no equipamento solicitado e posteriormente, analisada quanto ao mérito. Para avaliação dos projetos, faz-se uso de avaliadores ad-hoc externos sempre que necessário.

Enquanto a demanda por horários de um determinado equipamento for inferior à quantidade de horários disponíveis, a submissão e aprovação de propostas será realizada em fluxo contínuo. Quando não for mais possível agendamento em um determinado equipamento num prazo de 30 dias, os projetos passarão a ser selecionados por um Comitê Científico Externo para períodos de 4 meses. Nesta situação, o prazo de submissão para cada quadrimestre se encerrará 4 semanas antes do início do mesmo. O Comitê Técnico terá 1 semana para avaliar a viabilidade das propostas, enquanto o comitê externo terá 2 semanas para decidir as propostas selecionadas. A divulgação será realizada ao final da 3a semana após a submissão, sendo a 4a semana após a submissão destinada ao agendamento de horários ao longo do quadrimestre.

Quando a demanda pelo uso do equipamento justificar, o tempo de utilização dos equipamentos será distribuído da seguinte forma: 60% para projetos da comunidade científica, 20% para projetos do CBPF, 10% para prestação de serviços pelo CBPF e 10% para manutenção dos equipamentos e capacitação técnica. Nesse caso, as sextas-feiras são destinadas ao uso exclusivo dos pesquisadores e estudantes do CBPF e para o desenvolvimento de atividades de manutenção. Nesse dia da semana, não será realizado agendamento de usuários externos.

Os critérios de seleção das propostas de pesquisa são os seguintes:

• Coerência e relevância do projeto de pesquisa;
• Compatibilidade entre a proposta de pesquisa e as características do equipamento proposto, devendo-se dar prioridade aos projetos que demandarem o desempenho específico proporcionado por cada equipamento;
• Efetivo enquadramento da proposta no campo das nanociências ou nanotecnologia;
• Produtividade do proponente.

A operação dos equipamentos deverá ser realizada por um pesquisador pertencente ao grupo do proponente da proposta. Cada proposta submetida poderá ter apenas um operador; sendo que o mesmo, em principio, não pode ser trocado.

Depois de ter uma proposta aprovada será necessário um treinamento específico deste operador para a correta utilização dos equipamentos sempre que julgado necessário pelo Comitê Técnico do LABNANO.

Para a utilização do MEV será necessário experiência prévia ou adquiri-la em um treinamento de duas sessões.

Para a utilização do NANOLITO será necessário experiência prévia ou adquiri-la em um treinamento de duas sessões no MEV e duas sessões no NANOLITO.

Para a utilização do MET-FEG pede-se um treinamento de seis sessões. Após o treinamento o usuário deverá estar habilitado a operar o equipamento sozinho.

O agendamento de sessões de treinamento e utilização será realizado por email.

Se o usuário não puder comparecer no dia marcado para a realização das análises ou treinamento, terá que avisar com antecedência. Caso este aviso não aconteça, o usuário perderá a sessão a que não tiver comparecido, assim como a próxima sessão marcada. Isso é válido para todos, exceto em casos devidamente justificados.

Há um compromisso por parte do usuário em citar o LABNANO em publicações, teses, resumos, etc que resultem da referida proposta aprovada da seguinte forma:
"The electron microscopy/nanolithography work has been performed with the JSM 6490-LV / RAITH e-Line / JEM 2100F microscope(s) of the LABNANO/CBPF, Rio de Janeiro", ou ainda, "The authors would like to thank the LABNANO/CBPF for technical support during electron microscopy/nanolithography work".

O usuário deverá preencher um formulário on-line no site do laboratório com os resultados que resultem total ou parcialmente da referida proposta aprovada.

A prestação de serviços para a iniciativa privada terá por intuito, não apenas captar recursos para o LABNANO, mas servir como meio de prospecção de parcerias tecnológicas.

Assim, na medida em que a demanda por tempo dos equipamentos supere o tempo máximo disponibilizado para tal (10% do tempo total disponível), será dada prioridade aos serviços de demonstrarem maior proximidade ao campo da nanotecnologia. Os valores a serem cobrados por hora de utilização de cada equipamento deverão ser estabelecidos pelo Comitê Gestor do LABNANO.

Para criar sua conta no sistema clique aqui.

Para submeter um projeto e/ou proposta de pesquisa clique aqui.


Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas CBPF/MCTI

Rua Dr. Xavier Sigaud 150, Urca - Rio de Janeiro - RJ
labnano@cbpf.br