CBPF participa de reunião da ‘Rede de Bibliotecas do MCTIC’ em São Paulo

Postado em: 19/05/2017

O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), estará representado na reunião da ‘Rede de Bibliotecas das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), entre os próximos dias 23 e 25 de maio,no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP).

Heloisa Ottoni, analista em ciência e tecnologia sênior e integrante da equipe da Biblioteca do CBPF, fará a mediação da sessão ‘Ciência da informação e a pesquisa espacial’, do seminário temático ‘A produção científica em foco’, parte integrante da reunião.

Iniciadas por volta de 2010, as reuniões da ‘Rede de Bibliotecas’ ocorrem duas vezes por ano. Participam delas cerca de 15 instituições vinculadas ao ministério, cada uma delas voltada para seus campos de atuação, os quais vão das artes e museologia à física e matemática. Ottoni explica que um dos objetivos dessas reuniões é “promover o compartilhamento e qualificar cada vez mais a disseminação de produtos e serviços produzidos pelas bibliotecas do MCTIC à comunidade técnico-científica”.

A Biblioteca do CBPF faz parte da Coordenação de Ações Institucionais (COINS), sob responsabilidade do tecnologista sênior do CBPF Márcio Portes de Albuquerque, também diretor substituto do centro. O tecnologista sênior do CBPF Nilton Alves Júnior, vice-coordenador da COINS, é atualmente o responsável pela Biblioteca.

Está prevista a presença do atual diretor do INPE, Ricardo Galvão, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, à mesa de abertura do ‘I Seminário’. Galvão foi diretor do CBPF entre 2004 e 2011.

 

Reforma conceitual

Criada juntamente com a fundação do CBPF, em 1949, a Biblioteca é considerada referência nacional na área de física, tendo atualmente um acervo de aproximadamente 21 mil livros e 850 títulos de periódicos (240 correntes) em física e ciências afins.Parcialmente destruída em 1959 por um incêndio, foi reconstruída graças à solidariedade da comunidade nacional e internacional – dessa rede, participou, por exemplo, o físico Richard Feynman (1918-1988), Nobel de Física de 1965 e pesquisador colaborador do CBPF em várias ocasiões.

Além do acervo bibliográfico e digital, a Biblioteca também oferece suporte à preparação, publicação e divulgação dos trabalhos científicos do CBPF e colabora na infraestrutura de divulgação de fôlderes, cartazes e painéis (banners) para eventos técnicos do CBPF. Também publica os periódicos online Notas Técnicas e Ciência e Sociedade e um repositório de preprints, Notas de Física, disponíveis no portal do CBPF. Disponibiliza serviço de busca a artigos de difícil acesso dentro e fora do país, por meio do serviço de comutação bibliográfica (COMUT), em cooperação com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), outra unidade de pesquisa do MCTIC.

“Nossa meta, com a nova gestão da COINS, é tornar a biblioteca um espaço de produção e de disseminação de informação, cada vez mais dinâmico e interativo, acompanhando e implementando novas tecnologias que tragam maiores benefícios aos usuários”, diz Ottoni.

 

Aspecto geral do guichê de atendimento e da sala de leitura (ao fundo) da Biblioteca do CBPF

(Crédito: Rafael Rodrigues/UFCG-Cuité/http://rafaelrag.blogspot.com.br/)

 

Estão sendo feitos planos para uma reforma conceitual da Biblioteca, que passará a ter uma área convivência, com poltronas, café, livraria, salas de videoconferências e local para palestras. Terá também um espaço voltado para a exposição de obras raras e para a realização de experimentos – esta última iniciativa em colaboração com o Laboratório de Divulgação Científica do CBPF (LABDIV).

 

Acervo histórico

Em termos de acervo, a Biblioteca do CBPF é uma das mais ricas da América Latina. Dela, constam, por exemplo, periódicos de grande importância histórica, como The Philosophical Magazine (1800), ComptesRendusdesSéances de L'AcadêmiedesSciences (1835), PhilosophicalTransactionsofthe Royal Societyof London (1875), Proceedingsofthe Royal Societyof London (1877).

 

Serviço

Biblioteca do CBPF: aberta ao público, de 2ª a 6ª, das 8h30 às 17h30 (não servidores e funcionários devem apresentar documento de identidade na portaria).

 

Mais informações:

Biblioteca do CBPF: http://portal.cbpf.br/biblioteca

Busca no acervo: http://152.84.250.11/pergamum/biblioteca/index.php

COMUT: http://portal.cbpf.br/comut-programa-de-computacao-bibliografica

INPE: www.inpe.br

Portal da Capes: http://www-periodicos-capes-gov-br.ez55.periodicos.capes.gov.br/

 


****************************************************
Núcleo de Comunicação Social - NCS/CBPF
E-mail: ncs_cbpf@cbpf.br