Consórcio do maior observatório mundial de raios gama tem encontro geral em maio no CBPF

Postado em: 17/02/2017

Entre 15 e 19 de maio deste ano, será realizado, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), em parceria com o Museu do Amanhã, o ‘Encontro Geral do Consórcio CTA’.

O evento é a principal reunião anual do projeto, que visa à construção do maior observatório mundial de raios gama de altas energias. Quando concluído, a entre 2020-2022, deverá se tornar o principal experimento de astropartículas em atividade.

O CTA (sigla, em inglês, para Rede de Telescópios Cherenkov) é um consórcio de 32 países e mais de 1 mil pesquisadores e engenheiros, provenientes de uma centena de instituições. Será formado por duas redes (Ilhas Canárias e Andes), com um total de mais de 100 telescópios, a um custo da ordem de 300 milhões de euros (cerca de R$ 1 bilhão).

 

Concepção artística da rede de telescópios do CTA

(Crédito: http://www.isdc.unige.ch/cta/)

 

Atualmente, o CTA está em fase de montagem e teste dos primeiros protótipos, bem como de definição de seu programa científico para o início de operações no ano que vem. “É, portanto, um momento de muitas oportunidades para pesquisadores interessados na área de astrofísica de altas energias e astropartículas, sejam teóricos ou experimentais”, disse o físico Ulisses Barres de Almeida, pesquisador adjunto do CBPF e chairman do ‘Encontro Geral do Consórcio CTA’.

 

Brasil no CTA

O Brasil tem contribuído significativamente ao experimento desde 2010, com cerca de 2% do pessoal e proporção similar dos custos do CTA até o momento, em forma de desenvolvimento de hardware para o observatório. No Brasil, o projeto tem apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

“Gostaria, portanto, de aproveitar a ocasião para convidar os colegas interessados em conhecer o experimento e a ciência do CTA a participarem da reunião em maio. Espero que essa oportunidade possa servir para estabelecer novos vínculos de colaboração em torno do projeto CTA e atividades correlatas”, disse Almeida.

 

Mais sobre o CTA e o Encontro Geral:

Para solicitar participação:ulisses@cbpf.br

Página CTA: https://www.cta-observatory.org/            

Mais sobre o CTA: http://portal.cbpf.br/noticia/sem-rio-como-candidato-cta-escolhe-locais-estrategicos-para-o-projeto/1035

 


****************************************************
Núcleo de Comunicação Social - NCS/CBPF
E-mail: ncs_cbpf@cbpf.br