Em parceria com a UFRJ, CBPF participa de curso preparatório para a OBF

Postado em: 21/03/2017

O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), participa – em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – de curso preparatório para a Olimpíada Brasileira de Física (OBF).

O curso foi idealizado por uma equipe de professores do Instituto de Física da UFRJ e é um projeto de extensão coordenado por Rodrigo Capaz, pesquisador daquela instituição.

Segundo Capaz, o projeto da ‘Equipe UFRJ-OBF’ começou ano passado, como um projeto-piloto, só com alunos da 2ª série do ensino médio, com as atividades realizadas, às sextas-feiras, no câmpus da UFRJ na ilha do Fundão.

“Para este ano, conseguimos um financiamento da Fundação Lemann, o que nos permitiu ampliar o projeto para as três séries do ensino médio e para o 9º ano do ensino fundamental. Surgiu também a ideia de realizar as atividades aos sábados, estabelecendo uma parceria com o CBPF”, explicou Capaz.

A parte do CBPF nessa parceria é ceder infraestrutura, na forma de salas de aulas e auditórios. “É uma atividade fundamental para divulgar ciência – em especial, física – para jovens, com o intuito de motivá-los a optar futuramente por carreiras científicas”, disse o pesquisador titular João Paulo Sinnecker, coordenador da pós-graduação do CBPF.

“O objetivo é ajudar na preparação dos alunos paras as provas da OBF, divulgar as pesquisas na fronteira da física e, com isso, atrair jovens talentos para as ciências exatas”, completou Capaz.

“É muito bom ver o CBPF participando de uma iniciativa como essa”, disse o tecnologista sênior Márcio Portes de Albuquerque, diretor substituto do CBPF.

 

Três fases

No Rio de Janeiro, foram 345 inscritos para o exame de seleção realizado no CBPF no último dia 11 de março. Desse total, 129 foram selecionados – 25% deles vêm de escolas públicas; o restante, de escolas privadas.

Para as aulas preparatórias, os selecionados foram divididos em quatro turmas: uma turma de 9º ano (21 alunos), e mais três delas, relativas ao 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, com, respectivamente, 30, 48 e 30 alunos (figura 1).

 

Figura 1. Visão geral da primeira sessão de aulas preparatórias para a OBF dadas no CBPF

(Crédito: João Paulo Sinnecker/CBPF)

  

Todos os sábados, até outubro deste ano, esses alunos terão aulas com 1h30 de duração de física básica, focadas no programa da OBF. Além disso, assistirão apalestra de um convidado no Auditório Ministro João Alberto Lins de Barros, no CBPF (figura 2).

 

Figura 2. Alunos do curso preparatório para a Olimpíada Brasileira de Física em palestra em auditório do CBPF

 (Crédito: João Paulo Sinnecker/CBPF)

 

Iniciada em 2006, a OBF – programa da Sociedade Brasileira de Física – tem, ao todo, três fases (provas). A primeira delas ocorre no próximo dia 11 de maio; a segunda, em 19 de agosto. A última será em 7 de outubro.

O resultado final será noticiado em 27 de outubro, e a premiação dos vencedores nacionais nos estados acontece março do ano que vem.

 

Mais informações:

Curso preparatório: material de aulas, palestras etc.: http://www.if.ufrj.br/~capaz/ufrjobf/

OBF 2017: http://www.sbfisica.org.br/v1/olimpiada/2017/


****************************************************
Núcleo de Comunicação Social - NCS/CBPF
E-mail: ncs_cbpf@cbpf.br