Livro sobre estado sólido de pesquisador do CBPF tem 3a edição na Escola

Postado em: 21/07/2017

A Editora Livraria da Física lançara, na ‘XI Escola do CBPF’, a 3ª edição do livro Introdução à física do estado sólido, de Ivan dos Santos Oliveira Júnior, pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, e Vitor Luiz Bastos de Jesus, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. A obra completa quase duas décadas no mercado editorial brasileiro.

O evento e a obra têm suas trajetórias emaranhadas. A primeira edição deste livro começou a ser escrita na I Escola do CBPF, em 1998. “Portanto, é particularmente gratificante ver o lançamento da 3ª edição do livro na 11ª edição da Escola”, disse Oliveira.

Com recorde de inscrições, a ‘XI Escola do CBPF’ ocorre de 17 a 28 de julho, reunindo graduandos e pós-graduandos de todo o Brasil e países latino-americanos, além de professores do ensino médio do estado do Rio de Janeiro.

 

Origens da obra

A principal motivação de Oliveira e Jesus para escrever o livro foi a de produzir um texto de autores brasileiros para estudantes brasileiros. “Naquela época, textos de física em português ainda eram raros; em particular, cursos de estado sólido”, contou Oliveira ao NCS-CBPF.

“Após o sucesso do curso na escola de 1998, nós nos sentimos encorajados a seguir adiante com um projeto de livro, o qual foi acolhido pela Livraria da Física, parceria sem a qual não teríamos tido sucesso”, disse o pesquisador titular do CBPF. A primeira edição do livro saiu em 2005, quando se comemorou o ‘Ano Mundial da Física’. Seis anos depois, seria feita a 2ª edição.

Com cerca de 500 páginas, Introdução à física do estado sólido está dividido em 13 capítulos – o primeiro é uma revisão da física moderna. Ao final de cada um deles, há uma lista de exercícios resolvidos (ao todo, mais de 100 na obra). Traz também ‘Apêndices’ (técnicas experimentais, produção de temperaturas baixas e ultrabaixas, e tabela de constantes físicas) e ‘Índice remissivo’.

O preço do livro está em torno de R$ 100.

 

Os autores

No CBPF, Oliveira coordena o Grupo de Informação Quântica. Sua especialidade, nesse campo, é o emprego da técnica de ressonância magnética nuclear à área de computação quântica, que busca desenvolver equipamentos ultravelozes para processar informação. Publicou, em 2007, o livro-texto NMR quantum information processing (Elsevier) e é coautor de Magnetism and Magnetic Resonance in Solids (John Wiley & Sons, 1998). Tem três livros dedicados à divulgação científica.

A ênfase da pesquisa de Jesus é a física atômica e molecular, atuando, principalmente, em temas relacionados à ionização de átomos e moléculas por laser de alta intensidade, a colisões atômicas, ao confinamento de partículas etc. É autor do livro Experimentos e videoanálise – dinâmica (Livraria da Física, 2014, 252 p., 1ª edição).

 

Mais informações:

XI Escola do CBPF: http://mesonpi.cat.cbpf.br/escola2017/

Editora Livraria da Física: https://www.livrariadafisica.com.br/Default.aspx

Ivan Oliveira: http://lattes.cnpq.br/4615763566978537

Vitor Jesus:  http://lattes.cnpq.br/9339350423425464

Grupo de Informação Quântica do CBPF: http://portal.cbpf.br/grupo-de-pesquisa/informacao-quantica/37


****************************************************
Núcleo de Comunicação Social - NCS/CBPF
E-mail: ncs_cbpf@cbpf.br