NIT-Rio recebe novo representante titular de inovação do INT

Postado em: 26/07/2017

O Núcleo de Inovação Tecnológica-Rio (NIT-Rio) recebeu o novo representante titular de inovação do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Vicente Landim, para uma visita de apresentação das atividades e o fortalecimento dos laços entre as duas instituições.

Marcelo de Albuquerque, coordenador do NIT-Rio, recepcionou Landim, juntamente com a equipe do núcleo. No encontro, ele apresentou a história de estruturação dos núcleos de inovação tecnológica no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Albuquerque ressaltou a importância da criação, em 2014, da Portaria 251, que estabelece as diretrizes para gestão da política de inovação das unidades de pesquisa (UPs) do MCTIC, bem como da Portaria 22, de 2015, que estabeleceu os chamados Arranjos de NITs.

“Desde a criação dos NITs, tivemos quatro vezes mais pedidos de ativos de propriedade intelectual pelas unidades de pesquisa. A equipe do NIT-Rio cresceu, se profissionalizou, e a integração entre as instituições melhorou”, afirmou Albuquerque, também tecnologista sênior do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ).

As dificuldades também foram apresentadas, e a transferência de tecnologia para a indústria foi um dos pontos debatidos. Albuquerque e Landim iniciaram o diálogo para aprofundar o entendimento das etapas desse processo, de modo a melhorar os resultados.

 

Flávio Barbosa Toledo, suplente do NIT-Rio, Marcelo de Albuquerque, coordenador

do NIT-Rio, e Vicente Landim, representante titular de inovação do INT

(Crédito: NIT-Rio)

 

 

Comunicação para as UPs

No encontro, realizado no último dia 14 de julho, os dois gestores acordaram em dar continuidade ao relacionamento entre o NIT-Rio e o INT – classificado por eles como “bem sucedido” –, destacando a importância de levar esse trabalho ao conhecimento da sociedade.

“Eu considero que o NIT-Rio tem feito muita coisa, e é preciso divulgar mais. Essas ações são um grande apoio para os institutos filiados ao núcleo”, disse Ladim. Albuquerque salientou a importância do alinhamento das ações das instituições. “É importante nos reunirmos para alinhar ações de empreendedorismo voltadas aos jovens cientistas, que podem fazer dos institutos um ambiente propício para novas empresas de alta tecnologia. Encontros como esse tambémsão oportunidades para aproximar o NIT-Rio e a divisão de inovação do INT e para disseminar as boas práticas. Os resultados ajudam a transformar a sociedade.”

O coordenador do NIT-Rio concordou que é preciso dar mais visibilidade às pesquisas e tecnologias desenvolvidas nas unidades de pesquisa e adiantou que a área de comunicação do NIT-Rio terá novidades em breve. “A visibilidade das ações é importante, e nossa equipe já vem trabalhando nesse sentido. Por exemplo, com a construção de um novo site, que deve entrar no ar no segundo semestre.”

 

Mais informações:

NIT-Rio: http://www.nitrio.org.br/

INT: http://www.int.gov.br/

 

 

 


****************************************************
Núcleo de Comunicação Social - NCS/CBPF
E-mail: ncs_cbpf@cbpf.br