PIBIC e PROVOC

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Processo de seleção de bolsas PIBIC 2016: clique aqui para mais informações.

A Iniciação Científica tem como objetivo oferecer ao aluno de graduação um primeiro contato com a atividade científica e com a prática da pesquisa científica. Alunos do programa de IC desenvolvem projetos de pesquisa ou tecnologia sob a supervisão de um pesquisador do CBPF. Durante a iniciação o aluno é integrado em um grupo de pesquisa, tomando conhecimento dos processos e da metodologia da investigação científica, além de conviver com pesquisadores e alunos de pós-graduação. A realização do projeto de iniciação ajuda o aluno de graduação na sua formação profissional. Nesse programa, os alunos participam de cursos, palestras e encontros, onde é possível que apresentem trabalhos, estimulando um maior amadurecimento ao término dos seus cursos de graduação e preparando-os para a pós-graduação ou para futuras atividades profissionais.

O Programa de Iniciação Científica do CBPF é apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Durante os projetos de iniciação, os alunos são orientados e supervisionados por pesquisadores e tecnólogos do CBPF, recebendo um auxílio CNPq, em forma de bolsa de estudos, destinado a auxiliar suas despesas básicas de locomoção e alimentação. Os alunos inseridos no programa têm acesso à biblioteca – podendo tomar livros emprestados e consultar revistas científicas – e às instalações do CBPF. Podem ainda realizar experimentos em laboratórios, aprendendo e utilizando técnicas experimentais ou métodos teóricos nos seus estudos. Todas as áreas de pesquisa e desenvolvimento do CBPF são contempladas no Programa de IC. Uma vez por ano os alunos de IC devem apresentar os trabalhos realizados dentro dos seus respectivos projetos de iniciação na Jornada de Iniciação Científica, quando são avaliados por um comitê formado por pesquisadores do CBPF e de outras instituições. Os alunos são avaliados e os melhores trabalhos são premiados.

A esse programa podem candidatar-se alunos de graduação de cursos de Física e áreas afins. É muito comum que estudantes de IC no CBPF, após terminarem suas graduações, prossigam na sua formação ingressando nos Programas de Mestrado e Doutorado em Física do CBPF, ou no Programa de Mestrado Profissional em Instrumentação Científica, voltado para a formação de profissionais para o setor de Tecnologia. Se você é estudante de Física, Química, Biologia, Matemática, Engenharias, ou áreas afins, venha fazer Iniciação Científica no CBPF. As inscrições são abertas duas vezes por ano, a cada início de período letivo,sob a forma de editais. Aqui você vai viver num ambiente amigável e cientificamente estimulante, onde as fronteiras da Física são exploradas em múltiplas frentes de pesquisa.

 

Informações para participar do Programa de Iniciação Científica do CBPF.

Professor: Ulisses Barres de Almeida 
Tels: 2141-7197
E-mail: ulisses@cbpf.br

Secretário: Ricardo, José de Almeida  
Tels: 2141-7203
E-mail: jricardo@cbpf.br

 

VOCAÇÃO CIENTÍFICA

O Programa de Vocação Científica do CBPF (PROVOC-CBPF) visa oferecer, aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas (e algumas particulares) do estado do Rio de Janeiro, a oportunidade de conhecerem e se envolverem com o trabalho de cientistas. Essa convivência pode motivá-los a aprofundar seus estudos em Ciência e Tecnologia. Uma seleção anual é feita, entre estudantes indicados por suas instituições de ensino, cadastradas no Programa. Cada candidato selecionado é indicado a um orientador – pesquisador, tecnólogo e/ou colaborador do CBPF, cuja área de pesquisa seja de interesse do aluno, e desenvolve um projeto ao longo do ano. O projeto pode variar desde estudos aprofundados de temas específicos trazidos pelo aluno, até temas mais gerais, ligados à Física Moderna e suas aplicações, como reatores nucleares, o sistema solar, a teoria da relatividade, a estrutura elementar da matéria, materiais magnéticos, supercondutores e suas aplicações etc. O PROVOC do CBPF conta ainda com um Laboratório Didático, onde vários experimentos fundamentais da Física, tais como a determinação da carga e da massa do elétron ou a medida da velocidade da luz, dentre outros, podem ser realizados pelos estudantes. Os alunos também participam do Seminário Anual de Vocação Científica, que já está na sua XVII edição, quando os resultados de seus estudos são apresentados.

 

Informações para participar do Programa de Vocação Científica do CBPF.

Professor: Marcos de Castro Carvalho 
Tels: 2141-7297 / 2141-7184
E-mail: mcgyver@cbpf.br

Secretária: Mônica Ramalho Silveira 
Tels: 2141-7277
E-mail: monicars@cbpf.br

 

O XVIII Seminário de Vocação Científica do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – PROVOC / CBPF, realizado no Auditório do 6º andar do Edifício Cesar Lattes e no Espaço Oliveira Castro nos dias 25 e 26 de novembro, teve 3 trabalhos vencedores e 7 menções honrosas, conforme detalhado abaixo (em ordem alfabética)

 Três melhores trabalhos – premiados com um ano de assinatura digital da Revista Ciência Hoje, um livro de divulgação científica e uma camiseta do PROVOC / CBPF

 

Sete menções honrosas – premiados com um livro de divulgação científica e uma camiseta do PROVOC

 -  Alunos: Abid Lohan da Silva Ferreira dos Santos e Ruan Renato Barreto de Assumpção – Instituto Federal do Rio de Janeiro – Nilópolis + Nathália de Abreu Costa da Silva – Colégio Miguel Couto
   
Orientador: José Abdalla Helayël Neto
    Trabalho: Compreendendo o Spin do Elétron

-  Aluno: Gabriel Mororó Lima do Cabo – Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá
   
Orientadora: Cilene Labre
    Trabalho: Transformação de fase em superligas à base de níquel

-  Aluno: Gilmar Pereira Junior – CEFET / RJ
    
Orientador: Martín Silva Vasquez
    
Trabalho: Estudo de interação Plasma – Radiação usando COMSOL MULTIPHYSICS

-  Aluno: Haotian Xing – Liceu Franco Brasileiro
    Orientadores: André Pinto e Cilene Labre
    
Trabalho: Fabricação de Bactéria Artificial por Feixe de Íons Focalizados

-  Aluno: Lucas Convertito de Araújo – Colégio Pedro II Tijuca
    
Orientador: Luís Rodolfo dos Santos Filho
    
Trabalho: O futuro da energia no Brasil

-  Aluna: Maria Clara Rodrigues da Silva – Colégio Pedro II São Cristovão
    Orientadores: Elizabeth Lima Moreira e Marcos de Castro Carvalho (Mac Gyver)
    
Trabalho: Sustentabilidade no beneficiamento de couros: Tingimentos com reuso de efluente tratado por Processos Oxidativos Avançados (POAs)

-  Aluno: Rodrigo Guedes Martins Ferreira – Colégio Pedro II Niterói
    Orientador: Alexandre M. Souza
    Trabalho: Simulação numérica utilizando o software Scilab