Pós-docs e Visitantes

Lista por ordem alfabética

Hans Robert Micklitz

Principais interesses de pesquisa estão relacionados a partículas metálicas pequenas bem definidas em escala nanométrica (os chamados "clusters"). As suas propriedades físicas (por exemplo, magnetismo, supercondutividade) bem como as propriedades de sistemas compostos de tais clusters (por exemplo, sistemas híbridos ferromagnético/supercondutor) são estudados in situ, principalmente, em baixas temperaturas. Outros interesses envolvem estudos 57Fe Moessbauer em novos compostos, especialmente nos recém-descobertos supercondutores Fe-pnictides (Agência financiadora do projeto: CNPq).
Mais informações...

Harold Yepes-Ramires

Eu trabalho no grupo do CBPF junto ao experimento de neutrinos MINERvA.Minhas atividades principais consistem no estudo de concordância entre MCe dados para na reconstrução das variáveis cinemáticas de múons empregandoo detector próximo do experimento MINOS. Estudamos a influência do campomagnético do detector próximo do MNOS na determinação do momentum, posição e curvatura das trajetórias dos múons.Desempenho um papel de liderança na implementação dos desvios decalibração do MINOS+ na cadeia de calibração do MINERvA. Estes desvios(basicamente a alteração da resposta do detector com o tempo) inclui asfotomultiplicadoras, a eletrônica e as respostas dos cintiladores.Desempenho, também atividades de apoio no comitê de revisão de artigos doexperimento MINERvA e participo do comitê de conferências do experimentoque define e aprova as apresentações em conferências (Bolsista do CNPq).
Mais informações...

Isabel Liz Castro Merino

Possui mestrado em Física (2009) e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente em Filmes Finos Magnéticos (Bolsista da Faperj).
Mais informações...

Jean-Pierre Gazeau

Jean-Pierre GazeauProfesseur émériteAPC (UMR 7164)Université Paris Diderot   Area principal: Física teórica e matemática: metodos de teoria de grupos em fisica, principalmente em física quântica e em sistemas aperiódicos.   Areas mais específicas: Teoria quântica de campos em espaços curvos, estados coerentes e ondaletas, quasecristais, metodos de quantização.   Interesses atuais: Quantização integral por POVM, especialmente com estados coerentes, de vários sistemas clássicos, e suas dinâmicas.    Deformação das distribuições padrão, entropias relacionadas e aplicações à detecção. Teoria de numeros e sistemas de numeração para ordem aperiódica (padrões de difração, construção de ondaletas adaptáveis). Quantização integral, especialmente com estados coerentes, de vários sistemas clássicos. Quantização integral de modelos cosmológicos. Teoria quântica de campos no espaço-tempo de de Sitter e implicações cosmológicas. Deformação das distribuições de probabilidade e entropias relacionadas.   (Bolsista PCI/CBPF)
Mais informações...

Jose Gregorio Jorge Alviarez

Doutorado em conjunto pela Universidade Central da Venezuela e a Universidade de Toulouse III opção Nanophysics 2009. Área de actuação: Fisica da matéria condensada. Síntese e caracterização de nanomateriaes magnéticos. Nanotubos de carbono de parede dupla, nanofios de  ferro e nanopaticulas de óxidos de ferro. Experiência na área de Geofísica, projetos com a empresa Petróleos da Venezuela (PDVSA) (Bolsista do PCI/CBPF).
Mais informações...

Julio Antonio Larrea Jiménez

Estudo  de transições de fase quântica em sistemas fortemente correlacionados:  férmions pesados, isolantes de Kondo, líquidos de espin, supercondutividade  não convencional. Elaboração de medidas magnéticas, de transporte elétrico e calor especifico sob condições extremas: altas pressões, temperaturas muito baixas e altos campos magnéticos (Bolsista do CNPq).
Mais informações...

Julius Ruseckas

Eu sou Bolsista de investigação no Departamento de Teoria dos Processos e Estruturas no Instituto de Física Teórica e Astronomia da Universidade de Vilnius.  Atualmente estou trabalhando no grupo de Óptica Quântica liderado por Habil . Dr. Gediminas Juzeliūnas.  Eu também trabalho em um grupo de pesquisa que lida com a Física de Risco. Colaborador do Grupo de Fisica Estatistica da Coordenacao de Fisica Teorica do CBPF (Bolsista da Faperj).
Mais informações...

Junior Diniz Toniato

Possuo doutorado em física pelo CBPF, mestrado e graduação em física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Tenho experiência na área de Gravitação e Cosmologia, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria alternativas da gravitação, métricas efetivas, modelos análogos e física de buracos negros. Atualmente me dedico à consolidação do trabalho inciado no doutorado onde formulou-se uma nova teoria da gravitação, a Teoria Geométrica-escalar da gravitação. Nossos primeiros resultado evidenciam a compatibilidade dessa teoria com os principais testes gravitacionais além de uma satisfatória cosmologia. No entanto, por ser esta uma teoria recente, muito temos ainda a fazer para descobrirmos todo o seu potencial. Gravitação análoga também continuam sendo alvo de trabalho para mim, especialmente na busca por modelos que possam representar analogias à teorias alternativas da gravitação (Bolsista do CNPq).
Mais informações...

Laurent Léon Eugene Baulieu

Diretor de Pesquisa CNRS,Centre national de la recherche scientifique - Paris, França. Possui doutorado - Ecole Normale Supérieure de Paris (1982). Tem Experiência na área de Física, com Enfase em Física (Bolsista PCI/CBPF).
Mais informações...

Lourival M. da Silva Filho

Doutorado em física pela PUC-Rio-Rj, graduação e o mestrado pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente sou professor da Universidade do Estado da Bahia, UNEB. No momento, tenho estudado efeito de temperatura em sistemas de interesse da ótica quântica, da computação e informação quântica bem como, o efeito Casimir em campos eletromagnético, Kalb-Ramon e em campos topológicos usando a formulação Dinâmica de Campos Térmicos (Bolsista da FAP-BA).
Mais informações...