Pós-docs e Visitantes

Lista por ordem alfabética

Marcelo Neves Tanaka

Pós-doutorado PNPD no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (2013-2014). Professor de Biologia Celular e Cultura de Células e Tecidos do Instituto Federal do Rio de Janeiro (2011-2013). Pós-doutorado (2011) e Doutorado em Oncologia (2010) pelo Instituto Nacional de Câncer, Mestrado em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto Oswaldo Cruz (2006) e graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Pará com habilitação em Análises Clínicas (2004). Tem experiência nas áreas de Biologia Celular e Bioquímica, com ênfase em Morfologia e Biologia Molecular, com domínio de técnicas como Microscopia óptica e Eletrônica incluindo as diferentes modalidades, Citometria de fluxo e Biologia Molecular básica, atuando principalmente nos seguintes temas na área de pesquisa: Inflamação e Câncer, vias de transdução de sinal em adesão celular, e estudos para Aplicações Clínicas de Nanomateriais em Engenharia Tecidual e Biofármacos (Bolsista do CNPq).
Mais informações...

Marcos Antonio de Sousa

Possui graduação em Bacharelado Em Fisica pela Universidade Federal de Goiás(2006), graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Goiás(2007), mestrado em Física pela Universidade Federal de Goiás(2009), doutorado em Física pela Universidade Federal de Goiás(2013) e estágio pós-doutoral na Technische Universität Braunschweig(2014). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada. Atuando principalmente nos seguintes temas:Exchange bias, Ressonância ferromagnética e supercondutividade (Bolsisa do CNPq).
Mais informações...

Marta Duarte

Doutora em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010 - 2014) na área de Superfícies e Filmes Finos. Possui experiência na modificação, funcionalização e, também, na caracterização de superfícies utilizando, principalmente, a técnica de Microscopia de Força Atômica (AFM).  Atualmente trabalha com temas referentes a óxidos metálicos, nanoestruturas e nanocatálise (Bolsista PCI/CBPF).
Mais informações...

Matthias Hamer

My main research interest is the search for supersymmetry in high energy physics. I am working on direct searches for supersymmetry with the CMS experiment at the Large Hadron Collider and also on global fits of SUSY models with Fittino (Bosista da Fundação von Humbolt - Alemanha).
Mais informações...

Moara Lemos

Desenvolvimento de técnicas de microscopia eletrônica para estudo de nanopartículas em meios complexos. Pós doutorado (2012-2014) e Doutorado (2008-2012) em Microbiologia  pela UFRJ. Tem experiência nas áreas de Biologia Celular e Molecular utilizando parasitos como modelos de estudo. Possui experiência nas diversas modalidades de microscopia desde óptica à eletrônica, atuando principalmente em criotécnicas e na reconstrução tridimensional por tomografia de elétrons e pelo método slice-and-view por FIB-SEM (Bolsista PCI/CBPF).
Mais informações...

Natasha Midori Suguihiro

Atuo na análise da correlação entre microestrutura e propriedades físicas de materiais nanoestruturados, com ênfase na caracterização a nível atômico por microscopia eletrônica de transmissão (Bolsita do CNPq).
Mais informações...

Osvaldo Jiménez Farías

Sou doutor em Física com especialidade na área de Informação Quântica e Ótica Quântica. Tenho interesse nas correlações quânticas como emaranhamento e discórdia quântica e como estas evoluem devido a descoerência produzida por ambientes. Atualmente estudo modelos de computação quântica baseados em arquiteturas de Autômatos Celulares e sua possível implementação em sistemas físicos realistas. Outro tema de meu interesse tem sido a persistência de propriedades quânticas da luz durante sua propagação em meios turbulentos como a atmosfera. Em termos gerais me interessa muito qualquer fenômeno que te tenha a ver com os fundamentos de Mecânica Quântica e como estes podem ser testados através do experimento (Bolsista da Capes).
Mais informações...

Pedro D Sacramento

Área de interesse: Sistemas Fortemente Correlacionados (Bolsista PCI/CBPF).
Mais informações...

Peter Alexander Bouvrie

Partículas compostas de um número par de partículas (férmions ou bósons) podem não se comportar como bósons elementares, e, portanto, manifestam a estrutura interna dos seus constituintes elementares. Possíveis implementações físicas da maioria dos processos na física quântica envolvem partículas compostas, ou seja, núcleos, átomos, moléculas ou éxcitons. O objetivo da pesquisa que realizamos, entre outros, é estudar os efeitos dessa composição nos diferentes processos quânticos dinâmicos, tais como, diversos cenários de interferência ou processos de descoerência de bósons compostos, analisar estados térmicos de bósons compostos eo efeito Hambury-Brown e Twiss, estudo das correlações entre bósons compostos e entre os seus diferentes constituintes, assim como analisar os sistemas físicos compostos mais propensos a manifestar desvios do comportamento ideal bosônico. Isto melhorará a compreensão das partículas compostas e fornecerá novos fenômenos e estratégias para seu controle físico (Bolsista do CNPq).
Mais informações...

Ricardo Kullock

Possui bacharel (2006) e licenciatura (2007) em Física Pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui mestrado (2008) e doutorado (2012) em Física Pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.Trabalha na área de Física Matemática, com Experiência em Teoria Quantica de Campos. Trabalha atualmente com álgebras de Hopf e geomertia NÃO comutativa (Bolsista PCI/CBPF).
Mais informações...