Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Relação do universo rural com a cidadania no Brasil é tema de palestra no CBPF

 

O ciclo ‘Leituras e interpretações do Brasil’, organizado pelo grupo de pesquisa Física e Humanidades, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), retoma as atividades no próximo dia 02 de fevereiro, com apresentação do cientista social Lucas Carvalho, professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Carvalho apresenta interpretações sobre a formação e o momento atual do universo rural brasileiro e sua relação com a cidadania.

A apresentação acontece às 16h, no auditório do 3o andar, do edifício César Lattes, no CBPF. A entrada é gratuita. Não servidores devem apresentar documento de identificação.

 

Resumo

A terra não é um simples espaço geográfico, mas encerra também e, sobretudo, formas de organização social. Pensar o lugar ocupado pela terra na formação da sociedade brasileira é, por isso, compreender os diversos padrões de apropriação e distribuição desse bem na configuração da estratificação social e de suas formas de dominação.

No Brasil ‒ apesar ou justamente por conta de importantes episódios em que se abriu um espaço de conflito entre diversos grupos ‒, a terra continua a ser elemento fundamental para o entendimento das mudanças conservadoras e dos entraves à cidadania.

O intuito da comunicação será, portanto, o de discutir algumas interpretações sobre o agrário ou o rural que nos ajudem, à luz dos últimos acontecimentos, a refletir sobre a relação da terra com a cidadania e, por conseguinte, sobre a própria fragilidade da democracia entre nós.

 

Sobre o palestrante

Lucas Carvalho é graduado em ciências sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado e doutorado em sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da mesma universidade. Atualmente, é professor adjunto do departamento de sociologia e metodologia em ciências sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde desenvolve pesquisas nas áreas de pensamento social no Brasil, estudos rurais, sociologia política e teoria sociológica.

 

Serviço

Ciclo ‘Leituras e Interpretações do Brasil’

Tema: ‘Terra e cidadania no Brasil: um longo e sinuoso caminho’

Palestrante: Lucas Carvalho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Data: 02 de fevereiro (sexta-feira)

Horário: 16h

Local: auditório do 3º andar do edifício César Lattes, do CBPF, à rua Dr. Xavier Sigaud 150, Urca, Rio de Janeiro (RJ).

Entrada gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. Não servidores devem apresentar documento de identificação.

 

Mais informações sobre o palestrante:

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710966A7 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página