Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

'Respostas eletromagnéticas especiais', por Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho (Marinha do Brasil e IF-UFRJ), dia 03/04 (terça), às 16h, no CBPF

COLÓQUIO DO CBPF

Respostas eletromagnéticas especiais

 

   

 

Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho

Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade,

Marinha do Brasil

Professor colaborador do Instituto de Física,

Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

Local: Auditório Ministro João Alberto Lins de Barros, no CBPF, à rua Dr. Xavier Sigaud 150, Urca, Rio de Janeiro (RJ)

Dia: 03 de abril 2018 (terça-feira)

Horário: 16h

Entrada gratuita, sem necessidade prévia de inscrição. Não servidores devem apresentar documento de identificação na portaria.

 

RESUMO

Pretendo falar de metamateriais e de gases de elétrons relativísticos, como exemplos de sistemas físicos que apresentam respostas não usuais à radiação eletromagnética.

 

 

Carlos Alberto Aragão

(Crédito: Arquivo pessoal)

 

BREVE CV

Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho cursou a graduação e o mestrado em física na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973 e 1976), bem como o doutorado na Universidade de Princeton (1980). Concluiu pós-doutorados no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (1981) e na Universidade de Paris XI, em Orsay (1982).

Especialista em teoria quântica dos campos e suas aplicações, atuou como professor assistente e associado de física na PUC-Rio (1982 a 1993). Tornou-se professor titular do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Foi professor visitante no ICTP (Centro Internacional para a Física Teórica), em Trieste (Itália); na Universidade de Princeton; e na Universidade da Califórnia em Los Angeles. De 1994 a 1997, dirigiu o Centro Latino-Americano de Física.

Foi diretor de Inovação da Agência Brasileira Desenvolvimento Industrial; diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Financiadora de Estudos e Projetos; presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; gerente-geral de Parcerias e Recursos no Departamento do Instituto Tecnológico Vale, da Vale S. A.; diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais; diretor de Inovação e Tecnologia do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

Após breve passagem pela Comissão Nacional de Energia Nuclear, ingressou como consultor técnico na Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade, da Marinha do Brasil, em maio de 2017, cargo que ocupa até a presente data.

Tem mais de 70 trabalhos publicados em revistas internacionais e orientou 14 teses. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da The World Academy of Sciences. Foi agraciado com a Ordem Nacional do Mérito Científico (Comendador e Grã-Cruz), Ordem do Mérito Naval (Comendador), Medalha Tamandaré e Ordem do Mérito Cartográfico.

 

Mais informações sobre o palestrante:

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1194014265686812

--
Faça de portal.cbpf.br sua página inicial. E fique bem informado!

registrado em:
Fim do conteúdo da página