Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Informação algorítmica como conceito fundamental na física, na matemática e na biologia

Informação algorítmica como conceito fundamental na física, na matemática e na biologia

  

Gregory Chaitin

Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

Local: Auditório Ministro João Alberto Lins de Barros, no CBPF, à rua Dr. Xavier Sigaud 150, Urca, Rio de Janeiro (RJ).

Dia: 24 de abril de 2018 (terça-feira).

Horário: 16h

Entrada gratuita, sem necessidade prévia de inscrição. Não servidores devem apresentar documento de identificação na portaria.

  

   

 

RESUMO

Iremos discutir uma medida de complexidade útil para aplicação em teorias físicas, matemáticas e mesmo para a biologia e em discussões sobre consciência. Abordaremos proposições que fazem parte da filosofia digital, discutidas no programa de pesquisa em física digital, que busca uma construção de mundo a partir de informação e algoritmos em vez de matéria e energia. Pitágoras postulou que tudo é número e Deus é um matemático. Nesse esforço neo-Pitagórico, no entanto, tudo é algoritmo e Deus é um programador de computador, não um matemático.

 

BREVE CV

Gregory Chaitin é um matemático argentino-americano vivendo no Rio de Janeiro. Membro emérito da Academia Internacional de Filosofia das Ciências e professor de honra da Universidade de Buenos Aires, recebeu doutorado honorário em filosofia pela Universidade Nacional de Córdoba, a universidade mais antiga da Argentina. Em 2007, recebeu da empresa Wolfram Research medalhas celebrando a descoberta de Leibniz da aritmética binária e sua própria descoberta do número ômega. Em 2011, James Gleick publicou no livro ‘Informação: uma história, uma teoria, um dilúvio’, uma bela descrição do trabalho de Shannon, Wiener, Chaitin, Kolmogorov, Solomonoff e outros pioneiros da teoria da informação. Um documentário de Karol Jałochowski no qual Gregory e Virginia Chaitin discutem criatividade foi exibido na televisão polonesa em 2015. O ano 2017 marca o trigésimo aniversário da publicação, pela editora da Universidade de Cambridge, de seu primeiro livro, ‘Teoria algorítmica da informação’.

 

Mais informações sobre a palestrante:

https://ufrj.academia.edu/GregoryChaitin

registrado em:
Fim do conteúdo da página