Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

LNNano: um laboratório para a comunidade brasileira 

Publicado: Terça, 30 de Abril de 2019, 16h00 | Última atualização em Quinta, 02 de Maio de 2019, 15h36 | Acessos: 730

Adalberto Fazzio

Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais

 

Local: Auditório Ministro João Alberto Lins de Barros, no CBPF, à rua Dr. Xavier Sigaud 150, Urca, Rio de Janeiro (RJ)

Dia: 30 de abril (terça-feira)

Horário: 16h

Entrada gratuita, sem necessidade prévia de inscrição. Público externo deve apresentar documento de identificação na portaria.

 

 

Resumo:

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização social (OS), composta de quatro laboratórios, e o Laboratório de Nanotecnologia (LNNano) faz parte dessa estrutura.

Nesta palestra, apresentarei as atividades do LNNano, a pesquisa e as instalações multiusuários para projetos com empresas. Também gostaria de, em conjunto, discutir uma cooperação na plataforma de nanotecnologia com o CBPF, o que considero fundamental para deixar o campo mais robusto.

 

O palestrante Adalberto Fazzio, do CNPEM

(Crédito: IFUSP)

 

BREVE CV: 

Bacharel (1973) e mestre (1975) em física pela Universidade de Brasília. Doutor em física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1978), livre docente (1985) e professor titular (1991) na mesma instituição. Atualmente, é o diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia/CNPEM.

Foi pesquisador visitante no National Renewable Energy Laboratory (EUA) e no Fritz-Häber-Institut (Alemanha). É pesquisador I-A do CNPq. Foi secretário, secretário geral, conselheiro, vice-presidente e presidente da Sociedade Brasileira de Física. Foi chefe do Departamento de Física dos Materiais e Mecânica, bem como vice-diretor e diretor do IF-USP.

É membro da Academia Brasileira de Ciências. Em 2006, recebeu a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico. Em 2008, foi nomeado, pelo então ministro da Educação, membro do Conselho Superior da Capes e reitor da Universidade Federal do ABC, onde também foi diretor do Centro de Ciências Naturais e Humanas.

Atualmente, trabalha em propriedades de nanomateriais e isolantes topológicos. Tem cerca de 300 publicações em revistas especializadas (8.969 citações e fator h = 49).

 

Mais informações sobre o palestrante:

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2714004273523549

registrado em:
Fim do conteúdo da página