Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Termodinâmica de sistemas hamiltonianos não ergódicos

Publicado: Terça, 06 de Agosto de 2019, 16h00 | Última atualização em Segunda, 12 de Agosto de 2019, 10h07 | Acessos: 252

Tiago Pereira

Universidade de São Paulo

 

 

 

 

Local: Auditório Ministro João Alberto Lins de Barros, no CBPF, à rua Dr. Xavier Sigaud 150, Urca, Rio de Janeiro (RJ)

Dia: 06/08 (terça-feira)

Horário: 16h

Será servido um café antes do Colóquio.

Entrada gratuita, sem necessidade prévia de inscrição. Público externo deve apresentar documento de identificação na portaria.

Transmissão ao vivo pelo canal do CBPF no YouTube (https://www.youtube.com/user/CBPFvideos), onde os eventos anteriores estão arquivados.

 

Resumo:

Discutiremos a lei adiabática para sistemas hamiltonianos ergódicos que mudam lentamente no tempo e discutiremos como obter a invariância da entropia utilizando o teorema das medias de Anosov.

Depois, mostraremos que, quando o sistema hamiltoniano não é ergódico, contrário à intuição, a lei adiabática não é válida, a entropia não é preservada, levando ao crescimento exponencial de energia para mudanças adiabáticas no sistema. Depois faremos uma conexão com o problema da aceleração de Fermi. Esse é um trabalho com Dmitry Turaev.

  

BREVE CV: 

Professor titular de matemática da Universidade de São Paulo. Obteve seu PhD em Berlim e foi Leverhulme Trust e Marie Curie Fellow no Imperial College, onde hoje é professor de honra. Foi premiado pela Royal Society, London Mathematical Society e Instituto Serrapilheira. É membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências.

 

Mais informações sobre a palestrante:

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7879216332273376

registrado em:
Fim do conteúdo da página