Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

3º Python Summer Camp anuncia palestras

  • Publicado: Terça, 10 de Março de 2020, 14h09
  • Última atualização em Terça, 10 de Março de 2020, 14h12
  • Acessos: 389

O ‘III CBPF Python Summer Camp’, que acontece até esta sexta (13), no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de janeiro (RJ), anuncia as duas palestras que são parte de sua programação.

O evento é uma ‘imersão total’ planejada como uma reunião informal de pesquisadores de diferentes áreas motivados pela vontade de melhorar suas capacidades de programação na linguagem Python.

 

Palestras

Título: Introduction do deep learning

Palestrante: Andre Sznajder (UERJ)

Dia: 12/03 (quinta-feira)

Horário: 10h30

Local: Auditório Oliveira Castro, no Edifício César Lattes, do CBPF, à rua Dr. Xavier Sigaud 150, Urca, Rio de Janeiro (RJ).

 

Resumo

O aprendizado de máquina está transformando nosso mundo e, por trás desses avanços, está a revolução do aprendizado profundo (deep learning). Nesta palestra, apresento uma visão básica do aprendizado de máquina, discutindo os principais paradigmas, o método do gradiente descendente e a retropropagação. Em seguida, discutiremos o conceito de aprendizado profundo e as arquiteturas modernamente usadas no reconhecimento de imagens, dados sequenciais, compressão de dados e geração de dados, com foco nas aplicações a física de altas energias

 

Título: ‘Infraestrutura para IoT’

Palestrante: Nilton Alves Júnior. (CBPF)

Dia: 12/03 (quinta-feira)

Horário: 14h

Local: Auditório Oliveira Castro, no Edifício César Lattes, do CBPF, à rua Dr. Xavier Sigaud 150, Urca, Rio de Janeiro (RJ).

      

Resumo

IoT (internet of things) tem como premissa a comunicação de dispositivos (coisas) entre si e os humanos. Isso envolve sensores de monitoramento, transferência e armazenamento de grandes quantidades de dados (big data), redes de comunicação, aplicações para análise e tomada de decisão e, por fim, atuação no dispositivo monitorado. Nesse contexto, é preciso uma infraestrutura específica capaz de suprir as demandas dessa recente tecnologia. O seminário será dividido em três partes: redes de comunicação, sistemas de virtualização e IoT.

 

As palestras têm entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. Público externo deve apresentar documento de identidade na portaria.

registrado em:
Fim do conteúdo da página