Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

4ª Escola Avançada de Física Experimental do CBPF estende inscrições

  • Publicado: Quarta, 31 de Outubro de 2018, 16h03
  • Última atualização em Quarta, 31 de Outubro de 2018, 16h04
  • Acessos: 400

A 4ª Escola Avançada de Física Experimental (EAFExp), que ocorrerá no início do ano que vem, estendeu suas inscrições até o dia 20 deste mês de novembro.

O evento proporciona aos participantes duas semanas de imersão no mundo da física experimental, possibilitando aos alunos a realização de experimentos com equipamentos de ponta dos laboratórios do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de janeiro (RJ).

As atividades são voltadas principalmente para alunos de graduação em física e áreas afins, mas parte das vagas é preenchida com pós-graduandos (cerca de 20% de mestrandos e 10% de doutorandos).

 

Vivenciar desafios

No site do evento (http://mesonpi.cat.cbpf.br/eafexp2019/), os organizadores explicam que os alunos irão vivenciar os “diferentes desafios inerentes ao cotidiano de um laboratório de pesquisa", que vão desde a contextualização do problema a ser estudado e preparação de amostras até a apresentação dos resultados em publicações e seminários.

Ao todo, serão 10 módulos, os quais incluem cerca de 15 temas, spintrônica e nanociência a magnetometria a magneto-óptica.

A inscrição é gratuita. Para fazê-la, é preciso preencher um formulário no site da EAFExp-CBPF, informar o link para o currículo na plataforma Lattes e anexar carta de motivação. Os alunos selecionados – e apenas estes – deverão pagar uma taxa de participação de R$ 80,00.

 

 

Experiência única

Participantes da 3ª EAFExp-CBPF, que aconteceu no início deste ano, responderam a questionários de avaliação da experiência, dando sugestões para aprimorar o evento e relatando os pontos positivos da participação. Confira alguns depoimentos:

 

“Achei que sabia o que era física experimental, até participar da 3ª EAFExp. Foi uma experiência incrível! Tive contato com técnicas que nem sabia que existiam muito menos para que serviam. Fiquei impressionado com diversidade de áreas de pesquisa que podíamos escolher e com a interdisciplinaridade entre elas. A 3ª EAFExp mostrou mesmo que, em pouco tempo, como a física é uma ciência fenomenológica e como física experimental é importante mesmo para quem quer seguir carreira na física teórica.” (Marciano de Lima Medeiros)

 

“A 3ª EAFExp foi minha primeira experiência em um curso de verão fora da minha universidade. Foi para mim algo inexplicável, em que todos os medos de certa forma foram vencidos. No quesito experimental e acadêmico, vocês estão realizando um trabalho de grande impacto.” (Amanda Ribeiro de Azevedo Rodrigues)

 

“Um dos melhores eventos de que já participei como aluna de graduação. Parabenizo a todos da organização e agradeço por ter sido aceita no evento, tendo a oportunidade de sentir na pele o que é ser física experimental.” (Maria Daniela Leite de Souza)

 

“O evento realmente me agradou; o fato de realmente participarmos de uma rotina de pesquisa num grande centro é o grande diferenciador dessa escola em relação a outros cursos de verão do país. A organização foi muito boa, e espero que o evento continue por mais anos.” (João Vitor Neves Brandão)

 

“A 3ª EAFExp superou minhas expectativas. Eu consegui sentir na pele o que é ser uma cientista de verdade, principalmente pelo fato de trabalhar com algo que nunca tinha trabalhado e acabar descobrindo coisas. Quando escrevi minha carta, eu não fazia ideia do que estava me esperando ‒ um evento simplesmente incrível do qual eu queria ter a chance de participar todos os anos. Portanto, quero aqui deixar meu muito obrigada a todos que contribuíram com a participação do evento. Não é exagero, mas vocês mudaram meu jeito de pensar, de agir e de viver. Muitos estudantes, principalmente de física, passam por problemas pessoais que os fazem desistir dos seus sonhos. Eu não desisti do meu.” (Jayane Julia Pereira da Silva)

 

“Professores extremamente atenciosos e dedicados a ensinar o assunto. O módulo foi flexível no sentido de que, conseguindo cumprir a tarefa antes do tempo, pudemos fazer mais coisas interessantes com os equipamentos.” (Pedro Portugal)

 

“A iniciativa é das melhores. Com certeza, o curso é uma oportunidade única para a nossa formação.” (Giovanni Romeu Carvalho)

 

“Só tenho elogios para o módulo. A relação entre teoria e experimento foi excelente, a equipe de professores foi excelente e possibilitou um acúmulo de conhecimento e experiência que, com certeza, será de importância fundamental para minha formação acadêmica e para minha carreira. Foram duas semanas de trabalho muito duro, mas que, com certeza, compensaram.” (Julia Marcolan)

 

Serviço:

4ª Escola Avançada de Física Experimental do CBPF (EAFExp-CBPF 2019).

Data: 04 a 15 de fevereiro de 2019.

Inscrições: prorrogadas até 20 de novembro de 2018.

Site: http://mesonpi.cat.cbpf.br/eafexp2019/

registrado em:
Fim do conteúdo da página