Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Brasil representado em reunião do CTA na Itália por vice-diretor do CBPF

  • Publicado: Segunda, 19 de Novembro de 2018, 15h33
  • Última atualização em Segunda, 19 de Novembro de 2018, 16h06
  • Acessos: 509

O tecnologista sênior Márcio Portes de Albuquerque, vice-diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), participa hoje (19/11), na Itália, como representante do Brasil, de reunião do Consórcio Europeu de Infraestrutura de Pesquisa (ERIC). O encontro é voltado para discussões sobre a Rede de Telescópios Cherenkov (CTA), colaboração científica internacional da qual o Brasil participa.

A principal tarefa do ERIC é facilitar o estabelecimento e operar infraestruturas científicas (novas ou existentes) que tenham interesse para a Europa. O CTA é uma rede terrestre de telescópios cuja principal função é descobrir novas fontes cósmicas emissoras de raios gama (a mais energética das radiações eletromagnéticas). Seu primeiro telescópio foi inaugurado recentemente em La Palma, ilha do arquipélago das Canárias (Espanha), com participação do diretor do CBPF, Ronald Shellard.

 

Inauguração, em La Palma, do primeiro telescópio da colaboração CTA

(Crédito: CBPF)

 

Ótima oportunidade

O encontro do ERIC ‒ reunindo membros do conselho de representantes governamentais ‒ ocorre na sede do Instituto Nacional para a Astrofísica (INAF), em Roma, entre hoje e amanhã. “Será uma ótima oportunidade de conhecer como se dão as negociações que levarão à construção de grande experimento científico”, disse o vice-diretor ao NCS-CBPF antes de sua ida à Europa.

Albuquerque foi designado observador brasileiro na reunião pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), juntamente com Roberto Marcondes Cesar, coordenador assistente para colaborações especiais da diretoria científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O CTA agrega instituições de 32 países, e seu pleno funcionamento está previsto para 2024, quando se tornará o principal observatório mundial para astronomia de radiação gama. Seus telescópios serão instalados em dois pontos do planeta: nas Ilhas Canárias e na região norte dos Andes Chileno.

 

Mais informações:

ERIC (inglês): https://ec.europa.eu/research/infrastructures/index.cfm?pg=eric

CTA: http://portal.cbpf.br/pt-br/ultimas-noticias/consorcio-do-maior-observatorio-mundial-de-raios-gama-tem-encontro-geral-em-maio-no-cbpf

http://portal.cbpf.br/pt-br/ultimas-noticias/primeiro-telescopio-do-cta-e-inaugurado-com-participacao-do-cbpf

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página