Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CBPF disponibiliza livros lançados para comemorar 70 anos de sua fundação

  • Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2019, 18h00
  • Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2019, 18h21
  • Acessos: 1606

Entre as várias iniciativas do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), para comemorar os 70 anos de sua fundação, está o lançamento de três livros, cujas versões eletrônicas agora podem ser baixadas gratuitamente.

César Lattes ‒ arrastado pela história é uma biografia curta, despretensiosa e em linguagem simples da vida e obra do físico brasileiro responsável pela descoberta, na década de 1940, no Reino Unido e nos EUA, da partícula méson pi, responsável por manter o núcleo atômico coeso. Indicado pelo menos sete vezes ao Nobel de Física, Lattes tornou-se um ‘herói da Era Nuclear’ no Brasil.

 

Capa biografia Lattes

 

Ilustríssima física ‒ o CBPF na Folha de S. Paulo é uma coletânea de artigos publicados por pesquisadores do CBPF no caderno de cultura dominical ‘Ilustríssima’, da Folha de S. Paulo, como resultado de um acordo com o jornal diário. São, ao todo, 11 textos ‒ dois deles históricos, e o restante deles sobre áreas em que o CBPF desenvolve pesquisa de ponta.

 

Capa Ilustríssima física

 

História da Física ‒ artigos, ensaios e resenhas é também uma coletânea de textos sobre história da física no Brasil e no mundo. Essa nova versão sai em coautoria com Antonio Augusto Passos Videira, do Departamento de Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisador colaborador do CBPF.

 

Capa História da física

 

Os três livros podem ser baixados nos formatos pdf, epub e mobi (este último para o leitor Kindle, da Amazon). Há lá também outras publicações gratuitas do CBPF.

 

Mais informações:

Livros do CBPF: https://portal.cbpf.br/pt-br/livros

registrado em:
Fim do conteúdo da página