Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CBPF e IFF assinam memorando na área de instrumentação

  • Publicado: Sexta, 26 de Julho de 2019, 16h39
  • Última atualização em Sexta, 26 de Julho de 2019, 17h20
  • Acessos: 377

O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), recebeu comitiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) para a assinatura de memorando de entendimento entre as duas instituições para viabilizar cooperação para o desenvolvimento de um programa de pós-graduação em instrumentação científica no IFF.

A visita também teve como objetivo apresentar as instalações e a produção científica do CBPF. Ivan dos Santos Oliveira, pesquisador titular e ex-diretor do CBPF, falou brevemente sobre a história da instituição, estrutura organizacional e as atividades em instrumentação da casa.

Oliveira destacou que, desde sua fundação, o CBPF sempre teve como uma de suas missões fazer pesquisa básica e desenvolver suas aplicações. “Mais recentemente, nos últimos 15 anos, com a ampliação dos laboratórios e a chegada do Núcleo de Inovação Tecnológica, o CBPF passou a se voltar para o desenvolvimento de aplicações tecnológicas que podem levar a produtos de inovação.”

 

Comitivas do IFF e CBPF, tendo ao fundo painel que recria o mural Grafite da Ciência

(Crédito: Deborah Miranda/NCS-CBPF)

 

Simone Vasconcelos, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão do IFF, apresentou a distribuição territorial e educacional dos campi do IFF, cuja reitoria fica em Campos (RJ). Descreveu os sete programas de mestrado do instituto, todos de natureza profissional: ensino de física; engenharia ambiental; sistemas aplicados à engenharia e gestão; educação profissional e tecnológica; ensino e suas tecnologias; propriedade intelectual e transferência de tecnologia para a inovação; arquitetura, urbanismo e tecnologias.

A intermediação do memorando de entendimento foi feita pelo NIT-Rio. A aproximação entre as duas instituições começou com a visita de representantes do IFF ao CBPF em fevereiro deste ano, quando se iniciaram as discussões sobre as possibilidades de cooperação na área de instrumentação científica.

 

Cassia Ramos

Núcleo de Comunicação Social

CBPF

 

Mais informações:

IFF: http://portal1.iff.edu.br/

CBPF: http://portal.cbpf.br/index.php/pt-br/

NIT-Rio: http://www.nitrio.org.br/

Mestrado Profissional: http://portal.cbpf.br/pt-br/pos-graduacao/programa-profissional

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página