Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CBPF inaugura novo espaço de convivência e biblioteca revitalizada

  • Publicado: Terça, 04 de Dezembro de 2018, 15h19
  • Última atualização em Terça, 04 de Dezembro de 2018, 16h27
  • Acessos: 273

Nesta quarta-feira (05/12), o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), inaugura um novo espaço de convivência no edifício César Lattes e apresenta ao público novidades em sua biblioteca, que passa por um processo amplo de revitalização. O evento de inauguração acontece a partir das 14h30 e é voltado ao público interno e convidados, mas já no dia seguinte todos os usuários poderão utilizar as novas instalações.

"O espaço de convivência tem o objetivo de conectar pessoas entre si e com a cultura científica, seja por meio do importante acervo de livros e periódicos que o CBPF tem em sua biblioteca, seja pela proposta de transformá-lo em um local de (pro)vocações científicas”, diz Márcio Portes de Albuquerque, vice-diretor do CBPF, em mensagem ao Núcleo de Comunicação Social. 

O espaço leva o nome 'Ciência e Sociedade', homenagem ao físico José Leite Lopes (1918-2006), que nomeou assim a publicação que criou em 1963 no CBPF e que configura importante acervo da história da construção da área de física no Brasil. No local, ocorrerão debates, eventos de divulgação de atividades de ciência e tecnologia e encontros do projeto 'Físico por uma tarde', que traz alunos e professores de escolas do ensino médio para visitar o CBPF.

 

Croqui do Espaço Ciência e Sociedade, que trará uma réplica do painel do Grafite da Ciência 

 

Revitalização

O espaço Ciência e Sociedade fica na entrada da biblioteca do CBPF e sua criação é parte do projeto maior de revitalização, não apenas do espaço e do acervo físico da biblioteca, mas também de seus serviços e sua estrutura organizacional. A principal mudança é a ampliação das atividades com a criação do Núcleo de Informação C&T e Biblioteca - o NIB -, cujo pedido de formalização já foi enviado a Brasília.

 “A diminuição do uso dos espaços físicos das bibliotecas e a perda da importância do livro são, infelizmente, fenômeno mundial; por isso estamos ampliando as atividades e criando um núcleo de informação. Estamos criando um novo sistema de gestão, reformulando diversos setores e criando outros, definindo ações, metas e processos de avaliação específicos. O foco passa a ser a informação nas suas mais diversas formas, a divulgação da ciência, da tecnologia e da cultura, tendo o usuário como a base de tudo”, conta Nilton Alves Júnior, tecnologista sênior que é vice-coordenador de Ações Institucionais e responsável pelo novo núcleo.

“É um verdadeiro renascimento da biblioteca. A equipe está motivada e mobilizada, está propondo ideias. Estamos com um ambiente profícuo”, comemora o coordenador.

Há 30 anos no CBPF, Alves Júnior conta que, curiosamente, o motivo que primeiramente o levou à instituição foi justamente a biblioteca. “Eu estudava na UFF [Universidade Federal Fluminense, em Niterói] e dois amigos me chamaram para ir ao CBPF visitar a biblioteca. Fiquei maravilhado com o acervo! Hoje, ter a chance de revitalizar a biblioteca me emociona e motiva. Queremos ser referência neste processo e somente com a ajuda de todos iremos conseguir. A biblioteca merece; o CBPF merece”, diz.

 

Evento

No evento de inauguração do espaço, será também aberta ao público uma exposição em homenagem a Leite Lopes, que faria 100 anos este ano. Estarão em exibição quadros, fotos da família e utensílios particulares, como a bengala de Leite Lopes e uma estátua do personagem Dom Quixote que o físico adorava. Haverá também exibição de filme que reúne depoimentos de Leite Lopes dados em diferentes entrevistas.

“O foco é na pessoa Leite Lopes, não no cientista”, diz Alves Júnior, acrescentando que a exposição fica em exibição até março do ano que vem.

 

Logotipo do Núcleo de Informação C&T e Biblioteca 

 

Sobre a biblioteca

A biblioteca do CBPF foi criada em 1949, mesmo ano de fundação da instituição. Seu acervo completo conta com cerca de 21 mil livros e 850 títulos de periódicos (240 correntes) em física e ciências afins, fazendo dela uma referência nacional na área de física. A biblioteca fica aberta de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

 

Saiba mais

CBPF Index: http://152.84.250.11/pergamum/biblioteca/index.php

Tese de fundador do CBPF: http://portal.cbpf.br/pt-br/ultimas-noticias/tese-de-fundador-do-cbpf-esta-disponivel-no-portal-do-cbpf

CBPF na ‘Rede de Bibliotecas do MCTIC’: http://portal.cbpf.br/pt-br/ultimas-noticias/cbpf-participa-de-reuniao-da-rede-de-bibliotecas-do-mctic-em-sao-paulo-2

registrado em:
Fim do conteúdo da página