Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

‘CBPF On’ traz mulheres na física

  • Publicado: Segunda, 11 de Maio de 2020, 16h13
  • Última atualização em Segunda, 11 de Maio de 2020, 16h13
  • Acessos: 112

O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), lança hoje (11/05) a segunda entrevista do ‘CBPF On’, com a física Maria Daniela Leite de Souza, falando de seus trabalhos e sobre mulheres na ciência. O material está disponível para os internautas no canal do CBPF no Youtube e em mídias sociais da instituição.

Maria Daniela defendeu, ano passado, o trabalho número 1.000 de pós-graduação do CBPF, com o tema ‘isolantes topológicos desordenados’, sob a orientação do pesquisador associado Tobias Micklitz.

Atualmente, ela faz doutorado no Instituto Max Planck de Sistemas Inteligentes (IMPRS-IS) em Tübingen (Alemanha) e trabalha como assistente de pesquisa no grupo de ‘Física para Inferência e Otimização’ naquele instituto.

 

Maria Daniela Leite de Souza

(Crédito: Gazeta do Cariri)

 

A série

Lançado este ano, a ideia do ‘CBPF On’ é produzir entrevistas curtas (cerca de 5 minutos). Com periodicidade inicialmente mensal, a série terá sempre temas científicos ou correlatos à atividade de pesquisa.

Em seguida, serão publicadas as entrevistas com Ulisses Barres de Almeida, pesquisador associado do CBPF, sobre radiação gama e grandes experimentos da área; e com o pesquisador titular do CBPF José Helayël-Neto, sobre os mistérios que persistem a respeito do elétron e a equação que explicou o comportamento dessa partícula centenária.

 

Mais informações:

Canal do CBPF no YouTube: https://www.youtube.com/user/CBPFvideos

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7803152712437297

Instituto Max Planck de Sistemas Inteligentes: https://www.is.mpg.de/

 

 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página