Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CLAF começa a busca de um novo diretor para assumir cargo em 2020

  • Publicado: Quarta, 10 de Abril de 2019, 17h22
  • Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2019, 17h22
  • Acessos: 368

O Centro Latino-Americano de Física (CLAF), no Rio de Janeiro (RJ), acaba de lançar convocatória para o processo de escolha de um novo diretor. O nome selecionado deverá assumir o cargo ano que vem, com mandato até 2024.

A busca e escolha do novo diretor estão sob a responsabilidade de um comitê de busca formado por três membros de três países (Costa Rica, Peru e Uruguai) e instituído por decisão de reunião do Conselho Diretor do CLAF, ano passado, na Argentina. O mandato do atual diretor encerra-se em abril do ano que vem.

Criado em 26 de março 1962 ‒ sob os auspícios da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) ‒, o CLAF é um organismo internacional que tem por objetivo promover e coordenar esforços para o desenvolvimento da física na América Latina. A sede do CLAF é no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

Seus atuais estados membros são Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Nicarágua, Peru, Panamá, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

A seguir, carta do físico Carlos Trallero, atual diretor do CLAF, tratando da convocação para o processo seletivo.

 

DIRETOR DO CLAF (2020-2024)

“Em abril de 2020, encerra-se o mandato da atual direção do CLAF e, segundo deliberação da 39ª Reunião Ordinária do Conselho Diretor do CLAF ‒ realizada em Buenos Aires, em 19 de setembro do ano passado ‒, foi estabelecido um Comitê de Busca para o processo convocatório de seleção de um novo diretor para os próximos quatro anos (2020-2024).

O Comitê é formado por três representantes do Conselho Diretor do CLAF: a Dra. Lela Taliashivilli (Costa Rica), Dr. Juan Rodríguez (Peru) e Dr. Arturo Martí (Uruguai) e já deu início ao processo de busca e seleção dos candidatos para a eleição de novo diretor.

Nesta oportunidade, gostaria de convocar a comunidade de física, por meio de seus integrantes, para que faça parte desse processo, promovendo-o da maneira mais abrangente possível, bem como buscando candidatos que permitam formar base ampla e de qualidade para a seleção de candidatos ao cargo de diretor do CLAF.

 O CLAF estará aberto para receber e escutar opiniões e sugestões, para que o processo de busca seja o mais democrático possível. Outras informações estão disponíveis na página web do centro: http://www.claffisica.org.br

Anexa, está a convocatória aprovada pelo Comitê de Busca sobre o processo de seleção, constando dela datas e requisitos para a eleição ao cargo de diretor do CLAF.

A todos, minhas mais cordiais saudações.”

 

Carlos Trallero

Diretor

Centro Latino Americano de Física (CLAF)

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página