Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Físico do CBPF lança hoje livro infantil que aborda a probabilidade matemática

  • Publicado: Sexta, 15 de Dezembro de 2017, 19h39
  • Última atualização em Quarta, 03 de Janeiro de 2018, 00h55
  • Acessos: 129

A Editora da Universidade Federal de Goiás (UFG) lança hoje (15/12) o livro A surpresa, de Pablo Diniz Batista, físico e tecnologista do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

A publicação é resultado de um concurso literário realizado, em 2015, pela UFG, o qual contemplou cinco categorias: romance, poesia, conto e prosa infantil. A obra, que faz parte da ‘Coleção Vertentes’, foi a vencedora desta última categoria.

Com apresentação da analista em ciência e tecnologia do CBPF Márcia Reis, doutora em literatura comparada, A surpresa traz ilustrações do menino goiano Elias Kons. O livro, escrito em tom de memórias, narra as aventuras de um garoto em seu processo de formação – formação, entretanto, que se caracteriza pela ruptura com o esperado.

 

Capa do recém-lançado A surpresa

(Crédito: Divulgação)

 

Como destaca Reis, em A surpresa, o leitor de todas as idades se depara com um sem-fim de questões apresentadas pela óptica do narrador, que rememora e se surpreende. Entre essas questões, está a probabilidade matemática.

A história da teoria das probabilidades teve início com os jogos de cartas, dados e de roleta – esse é o motivo da grande existência de exemplos de jogos de azar no estudo da probabilidade. Essa teoria permite que se calcule a chance de ocorrência de um número em um experimento aleatório.

A relação peculiar do narrador com os jogos de azar – apostando continuamente em uma sequência considerada ‘improvável’ – é a forma usada pelo autor para desconstruir a noção comum de probabilidade. Com humor, Batista revela que, mesmo em seu meio profissional, ligado à área de exatas, costuma provocar estranhamento a sequência de números em que o narrador da história aposta.

 

 

Batista, autor de A surpresa

(Crédito: NCS-CBPF)

 

Como destaca o filósofo e escritor francês Montesquieu (1689-1755), em O Gosto, “a disposição da alma que a conduz sempre na direção de diferentes objetos faz com que ela aprecie todos os prazeres que advêm da surpresa, sentimento que agrada à alma pelo espetáculo e pela imediatez da ação: a alma percebe ou sente algo que não esperava, ou o percebe e sente de um modo que não previa”.

Batista é doutor em física e bacharel em filosofia. Em conversa com o Núcleo de Comunicação Social do CBPF, revela ter iniciado seu flerte com a escrita desde os 20 anos, mas de uma forma mais confessional. O ingresso na filosofia representou um ponto de inflexão não só em sua prosa, mas também na forma de se conectar – como costuma dizer – com o mundo.

O lançamento ocorre no Centro Editorial e Gráfico da Universidade Federal de Goiás (Cegraf), no campus Samambaia da universidade, juntamente com outros títulos da coleção.

O livro em promoção custa R$ 10 (mais despesas de correio) e pode ser comprado por meio do endereço:

http://portal-archipelagus.azurewebsites.net/farol/ufg/produto/a-surpresa/49941/

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página