Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

'Físico por uma Tarde' abre inscrições para sua edição de 2019

  • Publicado: Sexta, 04 de Janeiro de 2019, 16h11
  • Última atualização em Sexta, 04 de Janeiro de 2019, 16h28
  • Acessos: 1653

O programa ‘Físico por uma Tarde, realizado pelo Laboratório Didático (LABDID), do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro, está recebendo inscrições de escolas que queiram participar das atividades em 2019. O programa é voltado para turmas do ensino médio de escolas públicas e particulares do Rio de Janeiro e consiste em um dia de visitas aos laboratórios do instituto, com realização de experimentos que ajudam os jovens a apreciar e compreender conceitos da física moderna.

 

Dentre os experimentos que podem ser feitos com os equipamentos disponíveis no Laboratório Didático estão: medida da relação carga-massa do elétron; medida da velocidade da luz; utilização da luz como portadora de informação; medida da radiação térmica; supercondutividade, experimento de Franck-Hertz; medida da carga do elétron e o gerador van der Graff, entre outros. São práticas simples e visuais que envolvem conceitos e medidas em áreas de fronteira da física.

 

Monitor realiza experiência com alunos no programa Físico por uma Tarde

(Crédito: J. Ricardo)

Inscrições

As inscrições para o programa devem ser feitas com Sonia Ferreira através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O programa aceita turmas com um mínimo de 30 e máximo de 40 alunos. As atividades acontecem três vezes por mês, sempre na parte da tarde - das 13h40 às 18h. Confira as datas abaixo.

 

  • Março - dias 26, 27 e 28 
  • Abril - dias 15, 16 e 17
  • Maio - dias 28, 29 e 30
  • Junho - dias 26, 27 e 28 
  • Agosto - dias 28, 29 e 30
  • Setembro - 24, 25 e 26 
  • Outubro (SNCT) - dias 28  a 31
  • Novembro - dias 25, 26 e 27

 

Programação 

Logo que chegam ao CBPF, os alunos que participam do 'Físico por uma Tarde' são recebidos por um pesquisador, que conduz um bate-papo informal sobre física e apresenta as principais linhas de pesquisa do instituto. Em seguida, os jovens são divididos em grupos e vão aos laboratórios, onde, orientados por monitores, realizam experimentos e participam de demonstrações sobre física. Os experimentos são divididos em quatro módulos: Luz, Elétron, Átomo, Aplicações.

 

Após esta etapa, os grupos conferem de perto como é o o dia a dia da pesquisa, visitando alguns laboratórios e conhecendo seu funcionamento. Dentre as dezenas de laboratórios do CBPF, os seguintes fazem parte do programa do ‘Físico por uma Tarde’ Laboratório de Nanoscopia, Laboratório Mossbauer, Laboratório de Materiais ExtraTerrestres, Laboratório de Supercondutividade, Laboratório de Free-Elétron-Laser, Laboratório de Correlação Angular, Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear, Laboratório de Partículas Elementares.

 

Serviço

Programa Físico por uma Tarde 2019

Contato: Sonia Ferreira

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (21) 2141-7189  

registrado em:
Fim do conteúdo da página