Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Instituições formalizam criação de sítio do Observatório CTA, a ser instalado nos Andes, Chile

  • Publicado: Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 15h25
  • Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 16h18
  • Acessos: 727

Os acordos finais que formalizam a criação do sítio sul do Observatório CTA (sigla, em inglês, para Rede de Telescópios Cherenkov) -- a ser instalado na região dos Andes chilenos -- foram assinados na última quarta-feira (19/12), em Santiago (Chile).

Além do CTA, o acordo envolve o governo chileno e o Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), projeto também instalado na região e que abrigará o novo observatório. O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), participa do CTA, tendo sido responsável pela construção do sistema de alinhamento dos espelhos do primeiro telescópio de grande porte, instalado no sítio norte do projeto, nas ilhas Canárias (Espanha), e inaugurado em outubro passado.

"Os acordos são o passo definitivo na fundação do CTA e marcam 2018 como o ano de início da construção do observatório”, diz Ulisses Barres de Almeida, que coordena a participação do CBPF no projeto. 

Almeida explica que o sítio sul será o local principal do projeto, abrigando 99 telescópios -- outros 19 deles ficarão no sítio norte -- e que a assinatura dos acordos permitirá o início da instalação dos instrumentos. “É um passo auspicioso para o projeto, que deverá começar suas atividades científicas, ainda que parcialmente, ainda em 2020”, diz o pesquisador.

 

Localização de instrumentos do ESO e do futuro sítio do CTA (dir.), nos Andes chilenos

(Crédito: ESO)

 

 

O Observatório CTA é atualmente o mais ambicioso projeto para estudo de raios gama de alta energia do mundo. Com ele, os pesquisadores irão investigar os objetos mais energéticos e extremos do universo, como buracos negros supermassivos e supernovas (explosões estelares). O observatório será 10 vezes mais sensível que os instrumentos existentes neste momento e terá precisão sem precedentes, segundo os pesquisadores.

 

Saiba mais

Brasil na reunião do CTA na Itália: https://portal.cbpf.br/pt-br/ultimas-noticias/brasil-representado-em-reuniao-do-cta-na-italia-por-vice-diretor-do-cbpf

CBPF na inauguração do primeiro telescópio do CTA: https://portal.cbpf.br/pt-br/ultimas-noticias/primeiro-telescopio-do-cta-e-inaugurado-com-participacao-do-cbpf

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página