Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Livro apresenta estranhezas do mundo quântico para um público de não especialistas

  • Publicado: Quarta, 07 de Novembro de 2018, 17h53
  • Última atualização em Quarta, 07 de Novembro de 2018, 17h53
  • Acessos: 368

RESENHA

Alexandre Martins de Souza, pesquisador associado do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), resenha, a convite do Núcleo de Comunicação Social, o livro Enigma Quântico ‒ o encontro da física com a consciência, obra de divulgação que aproxima a estranha física do mundo atômico e subatômico do grande público.

 

Desenvolvida no início do século passado para explicar fenômenos do mundo microscópico dos átomos e das moléculas, a mecânica quântica é seguramente uma as teorias mais fascinantes da física. Com ela, foi possível criar diversas inovações tecnológicas, como o laser, os computadores modernos, as imagens por ressonância magnética e um simples celular.

Apesar do sucesso notável, a mecânica quântica desenha uma estranha realidade para o mundo atômico e subatômico que desafia o senso comum e intriga muitos pesquisadores. Não por menos, o famoso físico de origem alemã Albert Einstein (1879-1955) disse certa vez que a mecânica quântica parecia uma mistura de matemática com magia negra.

No livro O Enigma Quântico, os físicos Bruce Rosenblum e Fred Kuttner, da Universidade da Califórnia (EUA), procuram explicar para um público não especialista a estranheza da teoria que tem sido tema de debates intensos.

 

O enigma em si

Nos primeiros capítulos, o(a) leitor(a) vai encontrar uma introdução histórica de como a mecânica quântica se desenvolveu. Mais adiante, o(a) leitor(a) é introduzido(a) no que os autores chamam “o enigma quântico”. O ponto central desse enigma é que diversas evidências apontam o seguinte: no mundo microscópico, a realidade física dos minúsculos objetos quânticos não existe independentemente da observação.

Seria, então, a realidade física criada por um observador consciente? Seria esse fato o indicativo de universos paralelos? Ou, simplesmente, a mecânica quântica estaria incompleta? Por que os objetos macroscópicos que encontramos em nosso dia a dia ‒ tal como uma cadeira ou uma mesa ‒ não têm as estranhas características do mundo quântico microscópico?

 

Próprias conclusões

Em O enigma quântico, os autores introduzem e discutem as implicações dessas e outras questões a não especialistas. Experimentos modernos realizados em laboratórios com partículas subatômicas em diversas partes do mundo são apresentados com as múltiplas interpretações sobre o que esses experimentos estão nos dizendo a respeito do mundo físico.

O livro é indicado para quem quiser se aventurar nesse mundo estranho e controverso. Porém, cabe ressaltar que o livro não traz respostas definitivas. Então, ao final, cada leitor(a) deverá tirar suas próprias conclusões sobre essa fascinante teoria, que é a mecânica quântica.

 

SERVIÇO

Título: O enigma quântico ‒ o encontro da física com a consciência

Autores: Bruce Rosenblum e Fred Kuttner

Editora: Zahar

Páginas: 336

Preço médio: R$ 45 (papel e versão eletrônica)

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página