Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

NIT-Rio lança, nesta terça, seu canal de vídeos no YT sobre empreendedorismo

  • Publicado: Sexta, 09 de Agosto de 2019, 18h04
  • Última atualização em Sexta, 09 de Agosto de 2019, 18h04
  • Acessos: 361

Nesta terça (13/08), o NIT-Rio ‒ núcleo de inovação tecnológica que atende ao Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e a mais sete unidades de pesquisa ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), no Rio de Janeiro ‒ lança uma série de vídeos sobre empreendedorismo científico.

Com duração média de cinco minutos, os vídeos abordam temas como modelagem de negócios, propriedade intelectual e patentes, além de trazerem conceitos de empreendedorismo aplicados a projetos de base científica e tecnológica.

O vídeo de apresentação da iniciativa já está disponível para quem visitar o canal no YouTube a partir de hoje (09, sexta). Na terça-feira (13), cinco produções entrarão no ar simultaneamente. Novos conteúdos serão publicados sempre às quartas-feiras.

O lançamento é parte das ações do Cientista Empreendedor, programa nascido no NIT-Rio para facilitar a transformação do conhecimento científico em produtos para o mercado e a indústria, bem como a criação de empresas de tecnologia (startups) por jovens pesquisadores.

Marcelo Albuquerque, coordenador do NIT-Rio e tecnologista sênior do CBPF, conta que o programa aposta na tendência mundial que leva jovens pesquisadores altamente qualificados a atuarem fora do universo estritamente acadêmico.

“Em alguns países, já é comum ver jovens mestres e doutores liderando ou atuando em empresas de alta tecnologia. Com esse programa de formação empreendedora, queremos mostrar que essa é uma opção também para os jovens cientistas no Brasil”, diz Albuquerque.

 

Acesso

Nos vídeos, integrantes da equipe do NIT-Rio, especialistas em diversas áreas, compartilham seus conhecimentos. Para Mariana Bottino, assessora de negociação do NIT-Rio e criadora do Cientista Empreendedor, a iniciativa facilita o acesso aos conteúdos do programa, não só para pesquisadores dos institutos que integram o Arranjo NIT-Rio, mas também para os de outras instituições.

"Muitos mestrandos e doutorandos, inclusive de outros estados, nos procuram pedindo acesso ao conteúdo do programa. Os vídeos são uma forma atual e prática de atender a essa demanda. Além disso, percebemos que faltava um conteúdo sobre empreendedorismo feito especificamente para cientistas nas redes sociais. Os vídeos do Cientista Empreendedor preenchem essa lacuna”, diz Bottino.

“É uma forma inovadora de fomentar o empreendedorismo entre cientistas. O NIT-Rio tem como missão promover a inovação no Brasil, e os vídeos ajudam a cumprir essa missão, levando conteúdo para os pesquisadores onde quer que eles estejam”, completa o coordenador do NIT-Rio.

 

 

 

Sobre o NIT-Rio

O Arranjo NIT-Rio é um núcleo de inovação tecnológica que executa atividades relacionadas à gestão da propriedade intelectual, negociação de parcerias com setor produtivo e transferência de tecnologia de oito unidades de pesquisa do MCTIC associadas: Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e Observatório Nacional (ON).

 

Sobre o Cientista Empreendedor

Cientista Empreendedor é um programa de pré-aceleração de projetos científicos nascido no NIT-Rio. Atua para capacitar o jovem pesquisador para o empreendedorismo científico por meio do desenvolvimento de competências empreendedoras, favorecendo a criação de spin-offs acadêmicas e a transformação do conhecimento científico em produtos e serviços para a sociedade.

 

SERVIÇO

Evento: Lançamento do canal de vídeos do programa Cientista Empreendedor, do NIT-Rio

Dia: 13/08 (terça)

Canal: http://bit.ly/cientistaempreendedor

 

Mais informações:

NIT-Rio: http://www.nitrio.org.br/

Cientista Empreendedor: http://www.cientistaempreendedor.com.br/

registrado em:
Fim do conteúdo da página