Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Pesquisador do CBPF participa de encontro na ONU sobre espaço

  • Publicado: Quarta, 20 de Junho de 2018, 10h35
  • Última atualização em Segunda, 25 de Junho de 2018, 17h26
  • Acessos: 1125

Ulisses Barres de Almeida, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), participa, a partir de hoje (20), em Viena (Áustria), do alto fórum da Unispace+50. A presença do físico no encontro acontece no âmbito da participação brasileira em projeto voltado para a disseminação ampla de dados científicos relativos ao espaço.

A Unispace+50 é o encontro que comemora os 50 anos da primeira ‘Conferência sobre a Exploração e Usos Pacíficos do Espaço Exterior’ (ou Unispace), organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1968. Segundo os organizadores, será a oportunidade para a comunidade de especialistas discutir o futuro da cooperação internacional no campo espacial, tendo em vista benefícios revertidos para a humanidade, traçando a agenda da ONU para o espaço nas próximas décadas. A Unispace+50 acontece no Escritório das ONU para Assuntos do Espaço Exterior (Unoosa).

Criado ainda em 1959, pela Assembleia Geral da ONU, o Copuos (sigla, em inglês, para Comitê para os Usos Pacíficos do Espaço Exterior) ‒ órgão máximo da ONU para o espaço, que tem como missão governar a exploração e o uso espacial, de modo que os benefícios advindos sejam planetários ‒ deverá se reunir para a sua 61ª Sessão Ordinária partir desta sexta-feira (22), dando seguimento às atividades da Unispace+50.

Nessa oportunidade, será criado um grupo de trabalho (GT) especial ‒ que se manterá ativo até 2020 ‒ para discutir e preparar a agenda da ONU para o desenvolvimento sustentável para as próximas duas décadas, chamada ‘Agenda 2030’.

O GT tratará dos temas da Agenda 2030 que têm ligação direta com o espaço, incluindo disseminação dos dados da exploração espacial.

 

Aspecto geral do Unispace+50, que ocorre em Viena

(Crédito: Divulgação)

 

Democratização do cosmo

Uma das missões de Almeida no encontro é discutir a importância de do projeto ‘Open Universe’ (Universo Aberto) para a Agenda 2030. O projeto pode ser definido como um imenso banco de dados que reunirá dados coletados por praticamente todos os projetos científicos mundiais que tenham a ver com o espaço. O acesso a essa informação será aberto, e a ideia é que esse projeto também auxilie na educação de jovens em astronomia e áreas afins, além de desenvolvimento de conhecimento e infraestrutura (capacity-building), bem como formação de recursos humanos para este século ‒ principalmente, nos países em desenvolvimento.

O ‘Open Universe’ foi proposto durante os preparativos para a Unispace+50 pelo governo italiano, para ser promovido sob os auspícios do Copuos. O projeto conta com o apoio formal do Brasil desde seus momentos iniciais. Para isso, contribuiu papel preponderante da direção e de pesquisadores do CBPF.

“Essa iniciativa permitirá maior integração e compartilhamento de informações entre os cientistas de todo o planeta, promovendo avanços na pesquisa, além de ampliar a acessibilidade a conteúdo científico de qualidade para educadores, estudantes ou quaisquer cidadãos interessados. Representa, portanto, um esforço para a democratização do conhecimento sobre o cosmo”, disse Almeida.

 

BSDC

O Brasil é uma das várias nações e órgãos internacionais que apoiam o ‘Open Universe’, por meio, inclusive, de projetos de disseminação de dados científicos, como o Banco de Dados Científicos Brasileiro (BSDC, na sigla em inglês), em curso no CBPF e sob a coordenação de Almeida.

Do Brasil, também estarão presentes à Unispace+50 o físico Ricardo Galvão, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em São José dos Campos (SP), e ex-diretor do CBPF; o diretor da Agência Espacial Brasileira, o físico José Raimundo Braga Coelho, além de representantes do Ministério das Relações Exteriores, entre outras autoridades.

 

Mais informações:

Unispace+50: http://www.unoosa.org/oosa/en/ourwork/unispaceplus50/index.html

Copuos: http://www.unoosa.org/oosa/en/ourwork/copuos/index.html

Unoosa: http://www.unoosa.org/oosa/en/ourwork/psa/index.html

Open Universe e BSDC (vídeo de colóquio, em português): http://portal.cbpf.br/pt-br/coloquios/a-iniciativa-open-universe-das-nacoes-unidas-e-o-banco-de-dados-cientificos-brasileiro

registrado em:
Fim do conteúdo da página