Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Presidentes do CBPF são listados pelo NIB e entrarão para galeria

  • Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2019, 16h58
  • Última atualização em Segunda, 12 de Agosto de 2019, 17h14
  • Acessos: 278

O Núcleo de Informação C&T e Biblioteca (NIB) realizou o levantamento de todos os presidentes do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ). A iniciativa é parte do projeto ‘Memória por Imagem’ e deve subsidiar uma galeria dessas personalidades que o CBPF deve fazer ainda este ano, como parte das comemorações pelos 70 anos de sua fundação.

“Poucos sabem que o CBPF, no seu começo, era uma organização social e tinha presidentes. O estudo das primeiras atas institucionais realizado pelo NIB revelou os nomes dos primeiros presidentes, cobrindo o período de 1949 até 1974. Saber de nossa história inicial, de nossos presidentes, é fantástico. Ligar o nome dessas pessoas ao momento político da época é um belo exercício para compreender a história da física e da ciência em nosso país”, destacou o tecnologista sênior Nílton Alves Júnior, coordenador do NIB.

 

Os presidentes

Ao todo, o CBPF teve sete presidentes ‒ entre eles, políticos, militares e professores. Destaque para primeiro deles, o ministro João Alberto Lins de Barros (1897-1955), que hoje dá nome ao maior e mais bem equipado auditório do CBPF, palco dos principais eventos da casa. A lista completa será revelada na inauguração, ainda este ano, de uma galeria com as imagens e dados biográficos de cada um dos presidentes.

 

João Alberto, 1º presidente do CBPF

(Fonte: CPDOC/FGV)

 

Para reunir esse acervo, a assistente em ciência e tecnologia Cátia Magnani, do NIB, leu, uma a uma, as atas do CBPF digitalizadas pelo projeto Memória por Imagem. Em vários volumes, essa documentação ‒ agora, sob a guarda do NIB ‒ vai da fundação do CBPF, em 1949, até 1975, ano em que foi empossado o último de seus presidentes, o general Edmundo de Macedo de Soares e Silva (1901-1989).

Em 1976, o CBPF deixou de ser uma sociedade civil e passou a ser uma instituição federal de pesquisa vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O cargo de presidente foi, então, extinto. Mais tarde, o CBPF seria transferido para o atual Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

“Quando vemos nas atas os nomes dos cientistas que participavam dessas reuniões, percebemos o momento único em que mentes extraordinárias buscavam transpor as adversidades, para que a ciência pudesse ter espaço para se desenvolver livre de dogmas”, disse Magnani.

 

Resgate da história

“Como é finalidade do Memória por Imagem recuperar a história do CBPF, a leitura minuciosa das atas enriqueceu esse projeto, pois a ideia principal é que todos tenham conhecimento de quem foram nossos diretores e presidentes nestes 70 anos”, disse a assistente em ciência e tecnologia Valeria Fortaleza, idealizadora e coordenadora do projeto.

Memória por imagem é um projeto do NIB que, por meio tanto da pesquisa quanto da coleta de imagens, textos e fatos relevantes sobre o CBPF, tem como objetivo estabelecer uma coleção institucional em constante construção ‒ e disponível para consulta pública.

"Os presidentes do CBPF, no período da instituição como sociedade civil, foram profissionais que representaram um momento ímpar da importância da física e da ciência para o projeto de nação do país. Os presidentes e diretores científicos tinham papel estratégico na definição das ações institucionais ‒ muitas delas, levaram à criação da atual base de pesquisa científica e tecnológica do país. É, portanto, para nós, uma grande alegria poder resgatar essa parte de nossa história, no cenário da celebração dos 70 anos de fundação do CBPF", disse o tecnologista sênior Márcio Portes de Albuquerque, vice-diretor do CBPF e coordenador da Coins (Coordenação de Ações Institucionais), à qual o NIB está subordinado.

 

Cassia Ramos

Núcleo de Comunicação Social

CBPF

 

Mais informações:

NIB: http://portal.cbpf.br/pt-br/sobre-a-biblioteca

Memória por imagem: http://portal.cbpf.br/pt-br/paginas-internas/biblioteca/memoria-por-imagem

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página