Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Titular do CBPF lança livro sobre física quântica

  • Publicado: Sexta, 21 de Fevereiro de 2020, 16h38
  • Última atualização em Sexta, 21 de Fevereiro de 2020, 16h39
  • Acessos: 2256

Nos próximos dias, será lançado o livro Física quântica ‒ fundamentos, formalismo e aplicações, de Ivan S. Oliveira, pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de janeiro (RJ).

A obra de Oliveira ‒ líder do Grupo de Informação Quântica do CBPF ‒ tem pelos menos dois diferenciais em relação a textos congêneres da área: i) viés fortemente experimental, com ênfase nas aplicações da teoria; ii) ensaios sobre a história da física no Brasil e no mundo em quatro momentos (final do século 19, década de 1920, fim da Segunda Guerra e neste século).

Em relação ao primeiro diferencial, o autor escreve, no ‘Prefácio’, que sua preocupação foi estabelecer um contato entre as previsões da mecânica quântica ‒ teoria voltada para o diminuto universo do mundo atômico e subatômica e considerada a mais precisa da ciência ‒ com o “mundo real”, da tecnologia, dos dispositivos e produtos de inovação. “Talvez, nesse aspecto, eu tenha escrito o texto que gostaria de ter lido quando estudante”.

 

Capa do livro de Ivan Oliveira

(Crédito: divulgação)

 

Com cerca de 370 páginas, o livro ‒ que sai pela Editora Livraria da Física, de São Paulo (SP) ‒ é dividido em três blocos: i) fundamentos da mecânica quântica, apresentados em sequência mais ou menos histórica (22 seções); ii) formalismo da mecânica quântica, com destaque para as noções de segunda quantização e matriz densidade (14 seções); iii) aplicações (pontos quânticos, técnicas contemporâneas, centros de vacância e nitrogênio, RMN, circuitos supercondutores com junções Josephson, computação quântica adiabática etc.), com 19 seções.

Ao final de cada bloco, há uma lista de problemas propostos ‒ todos com soluções no ‘Apêndice A’.

O nível do livro foi calibrado de modo a “atingir um balanço entre uma introdução que pudesse ser utilizada em um curso de física moderna para licenciatura – ou para estudantes das engenharias e ciências dos materiais – e uma parte formal para estudantes de bacharelado em física, no qual conceitos avançados, como matriz densidade e segunda quantização, fossem introduzidos.”

O preço de cada exemplar ainda será determinado pela editora.

 

Mais informações:

Editora Livraria da Física: https://www.livrariadafisica.com.br/Default.aspx

Grupo de Informação Quântica do CBPF: https://portal.cbpf.br/pt-br/grupos-de-pesquisa/coman/informacao-quantica

CBPF: https://portal.cbpf.br/pt-br/

registrado em:
Fim do conteúdo da página