Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

XII Escola será especial no ano em que o CBPF completa seus 70 anos

  • Publicado: Segunda, 25 de Março de 2019, 17h50
  • Última atualização em Segunda, 25 de Março de 2019, 17h50
  • Acessos: 1865

Este ano, a ‘Escola do CBPF’ ‒ um dos eventos mais prestigiosos e importantes da pós-graduação em física no Brasil ‒ terá edição especial para comemorar os 70 anos de fundação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no Rio de Janeiro (RJ).

A XII versão do evento ocorrerá entre 22 de julho e 2 de agosto. A ideia dos organizadores é priorizar a participação da comunidade acadêmica do CBPF, produzindo o panorama mais completo possível da pesquisa atualmente feita na instituição.

“Como nas edições anteriores, não estaremos fechados à participação de pesquisadores externos, mas gostaríamos de ver um comprometimento maciço da casa”, disse o físico teórico Sebastião Alves Dias, pesquisador do CBPF e coordenador da escola.

Para que a XII Escola represente a pesquisa feita no CBPF, Dias disse que fez um “apelo especial aos colegas experimentais”, para que eles façam ofertas de cursos para o evento. Neste momento, os organizadores estão recebendo propostas de cursos, com resumos, ementas, pré-requisitos, bibliografia etc.

 

Visão geral de um auditório na versão de 2017 da Escola do CBPF

(Crédito: JRicardo)

 

Formação e divulgação

Na primeira semana (de 22 a 26), a escola ‒ que é bienal ‒ abrigará mais uma etapa do Profcem (Programa de Formação Continuada de Professores de Ensino Médio). A programação inclui também o ‘Física para todos’, dirigida ao grande público. Mas, este ano, esse módulo será “mais radical”, segundo Dias. A ideia é que essas pessoas façam experimentos de física ‒ na linha ‘mão na massa’ ‒ usando a instrumentação do Laboratório Didático do CBPF.

Qualquer pessoa interessada em física (independentemente de idade ou conhecimento científico anterior) poderá participar dos experimentos, bastando se inscrever para essas atividades ‒ a data e local da inscrição serão divulgados em breve pelos organizadores do evento.

No fim da tarde, esse público será convidado a assistir a uma palestra de divulgação científica relacionada a um tema de fronteira da física atual, no Auditório João Alberto Lins de Barros, em um dos edifícios do CBPF.

Para comemorar os 70 anos do CBPF, uma mesa-redonda ‒ com convidados ainda a serem definidos ‒ vai apresentar, analisar e debater a história da instituição.

 

Sessão de pôsteres de participantes da escola

(Crédito: JRicardo)

 

Cursos: formato único

Na segunda semana (29 a 2), acontecerão os tradicionais cursos. Este ano, todos terão um formato único (cinco aulas de 2 horas cada) e não serão mais divididos nos níveis ‘graduação’ e ‘pós-graduação’.

O nível será determinado pelos pré-requisitos a serem indicados na ementa pelo professor responsável. “Os alunos poderão julgar se estão ou não aptos a acompanhá-los”, disse o coordenador. Na versão de 2017, houve cerca de 640 inscritos, dos quais 451 participaram do evento.

A escola oferece um ‘auxílio-hospedagem’ – na forma de vagas em hostels – para alunos de graduação vinculados a instituições a mais de 100 km da cidade do Rio de Janeiro. Alimentação e transporte são por conta do participante.

A XII Escola do CBPF recebe auxílio financeiro da Coedu (Coordenação de Formação Científica), do CBPF; da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (CNPq), por meio do Programa de Capacitação Institucional (PCI).

 

SERVIÇO

Evento: XII Escola do CBPF

Quando: de 22 de julho a 2 de agosto de 2019

Onde: no CBPF, à rua Dr. Xavier Sigaud 150, Urca, Rio de Janeiro (RJ).

Inscrições, informações e e-mail para contato: em breve

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página