Colaboradores Aposentados

Lista por ordem alfabética

Antonio Fernandes da Fonseca Teixeira

Paraense de 1936, engenheiro civil (EPUC/RJ), doutor em Física (CBPF). Docente de graduação na UFRJ e de pós-graduação no CBPF, orientando iniciações científicas, mestrados, doutoramentos e pós-docs. Investigou matrizes de espalhamento, produção de píons em prótons polarizados, soluções exatas para a gravitação relativista, sistemas Einstein-Cartan, lagrangeana para fluídos com spin, soluções tipo Gödel, campos escalares não-lineares, isometrias espaço-temporais, equivalência em teorias com torção, classificação de tensores em espaços pentadimensionais, cristalografia cósmica, efeito Doppler relativista, gaussianidade na radiação cósmica de fundo, e teorias gravitacionais alternativas.

Mais informações...

Darci Motta

Tem graduação em Fisica (1971) e mestrado em Física pela USP (1974), doutorado em Física pelo CBPF (1980) e Posdoc na LMU-Alemanha (1992-3) (*). Atualmente é pesquisador titular do CBPF. Tem experiência na área de Biofísica, pesquisando magnetismo em microrganismos e em insetos sociais, visando compreender efeitos de campos magnéticos nestes seres, pelo comportamento na orientação magnética (**) e caracterizar suas nanopartículas magnéticas biomineralizadas (***) pelas técnicas físicas de Ressonância Ferromagnética (RFM), magnetometria SQUID , microscopia eletrônica, FTIR e MFM .

Mais informações...

Elisa Maria Baggio Saitovitch

Possui graduação em Fisica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1966) , doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1973) e pós-doutorado pela Technische Universität München (1978) . Atualmente é Pesquisador Titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Tem experiência na área de Física , com ênfase em Física da Matéria Condensada.

Mais informações...

Elizabeth Lima Moreira

Processos fundamentais e otimização de dispositivos utilizando a fotocatálise heterogênea a base de TiO2 ativada por radiação ultravioleta para aplicações ambientais como a degradação oxidativa de contaminantes e corantes recalcitrantes em meios líquidos. Estudo de sistemas zeolíticos naturais e sintéticos e suas propriedades como adsorventes seletivos na remoção de íons tóxicos aplicada à remediação ambiental.

Mais informações...

Henrique Saitovitch

Graduado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1966), mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1973) e doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1979). Atualmente é pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Tem experiência na área de Física Nuclear e da Matéria Condensada, com ênfase em Equação de Estado, Equilíbrio de Fases e Transições de Fase, atuando principalmente nos seguintes temas: medidas de Interações Hiperfinas através da espectroscopia nuclear de Correlação Angular em sistemas -aí incluindo nanosistemas- sólidos: intermetálicos, catalisadores, cerâmicos. Atualmente, vem estendendo suas atividades para: determinações da rapidez de propagaçao de radiação eletromagnética de 511KeV em diferentes meios materiais; questões relativas ao "emaranhamento" envolvendo polarizações de radiações-gama.

Mais informações...

Ismar Thomaz Jabur

Coordenador da Coordenação de Atividades Técnicas do CBPF gerenciando uma equipe de 30 pessoas (1994 à 2006). Responsável pela Oficina Mecânica do CBPF (1979 à 1993). Responsável por Projetos de Reestruturação da Oficina Mecânica (1988) e das novas dependências próprio Departamento (1996) perante organismos de Financiamento Nacional. Apoio a Colaborações Internacionais (ILL, CNRS e Fermilab). Reestruturação de todas as Atividades Técnicas do CBPF (Rede de Computadores, Cabeamento Estruturado, Internet, Rede-Rio, Instrumentação Científica, Novos Computadores etc.). Participação no projeto de Construção dos Novos Laboratórios de Química, Magnetismo, Detetores e Sala-Limpa do CBPF (1997). Reestruturação da rede interna para 1Gbps (2001). Implantação do ambiente de computação paralela do CBPF – Cluster (2002).

Mais informações...

João Carlos Costa dos Anjos

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968), mestrado e doutorado em Physique Théorique - Université de Paris VII (1977). Área de pesquisa: Física Experimental de Altas Energias, raios cósmicos de altíssima energia (Observatório Pierre Auger) e Física de Neutrinos de Reatores. É Coordenador do Projeto Neutrinos Angra e do grupo brasileiro no experimento Double Chooz, que estuda oscilações de neutrinos. Foi Diretor do CBPF de 2000 a 2004 e Coordenador do Programa de Pós-graduação de 2005 a 2009.

Mais informações...

José Martins Salim

Possui graduação em Bacharel Em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973) , mestrado em Mestrado Em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1976) , doutorado em Doutorado Em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1982) e pós-doutorado pela University of Alberta (1993) . Atualmente é PESQUISADOR TITULAR do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Tem experiência na área de Física , com ênfase em Teoria da Relatividade Geral. Atuando principalmente nos seguintes temas: Cosmologia, Gravitacao, Pertubacoes.

Mais informações...

Lígia Maria Coelho de Souza Rodrigues

Graduada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1969), possui mestrado (1974) e doutorado (1987) em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Atualmente é pesquisador associado do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Tem experiência na área de Física Teórica, tendo trabalhado em Relatividade, Gravitação e Cosmologia até 1993. Atualmente, trabalha principalmente em Física Matemática e em Teoria Clássica e Quântica de Campos, em particular em Álgebras Generalizadas e Estados Coerentes.

Mais informações...