Pesquisadores

Diretor do CBPF

Ronald Cintra Shellard

Trabalha na área da Física das Altas Energias, com ênfase no estudo da radiação cósmica, que hoje toma o nome de Física das Astropartículas. Durante a década de 90 participou do experimento DELPHI, no CERN, dedicado ao estudo das colisões eléctrons-pósitrons em altas energias. Hoje é um dos líderes do Observatório Pierre Auger, uma colaboração que tem como objetivo a medida raios cósmicos com energias 100 vezes maiores que no LHC.

Mais informações...

Lista por ordem alfabética

Adolfo Pedro Carvalho Malbouisson

Graduação pela UFBA em 1968. Pós graduaçäo Centro Atômico Bariloche (Argentina) entre 1969 e 1971. Doctotat d'Etat Ecole Polytechnique e Université de Paris VI em 1978, pesquisador do CBPF/MCTI desde 1979. Linhas de Pesquisa: Sistemas Quânticos em cavidades, estabilidade e emaranhamento. Teoria de Campos em espaços toroidais na Matéria condensada e na Física de partículas - efeitos de tamanho finito em transições de fase: i) Fenomenologia de transições em filmes, fios e grãos. ii) Transições de fase hadrônicas: Confinamento espacial e desconfinamento térmico em Teorias Efetivas para a Cromodinâmica Quântica.

Mais informações...

Alberto Correa dos Reis

Atuação na área de Física de Altas Energias, com ênfase na Física de Sabores Pesados e suas conexões com a Física Hadrônica. Participou dos experimentos E769, E791 e E831, do Fermilab, EUA, onde realizou estudos sobre a produção e o decaimento de hádrons contendo o quark charm, bem como estudos sobre as propriedades de mésons escalares leves. Atualmente é membro da colaboração LHCb, do CERN, onde realiza estudos sobre a violação da simetria combinada conjugação de carga - paridade (CP) em decaimentos de mésons D e B. Mantém colaboração com físicos da USP e do ITA em estudos sobre interações hadrônicas a três corpos.

Mais informações...

Alexandre Malta Rossi

Pesquisador titular do CBPF. Dedica-se a pesquisa fundamental e aplicada sobre novos materiais biocompatíveis. Coordena o grupo de Biomateriais que tem como foco a produção de nanobiomateriais para uso na medicina regenerativa.

Mais informações...

Alexandre Martins de Souza

Pesquisador Adjunto I. Possui graduação em Fisica pela Universidade Federal Fluminense (2000), mestrado (2003) e doutorado (2008) pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e pós-doutorados na Universidade Tecnológica de Dortmund (Alemanha) e na Universidade de Waterloo (Canadá). Atua na área de Informação Quântica e Ressonância Magnética Nuclear.

Mais informações...

Alfredo Miguel Ozorio de Almeida

Possui graduação em Matemática e Física - University of Bristol (1970) e doutorado em Física - University of Bristol (1973). Atualmente é pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: caos, função de wigner, orbitas periodicas e espaco de fases. Desde 2002, vem incorporando métodos semiclássicos ao estudo de sistemas quânticos abertos.

Mais informações...

André Linhares Rossi

André Linhares Rossi é Doutor pelo Programa de Ciências Morfológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) com período sanduíche no Institut de Physique et Chimie des Matériaux de Strasbourg, França. Atua na área de biomineralização, biomimética e biomateriais de fosfato e carbonatos de cálcio com ênfase em cristalografia e caracterização de materiais com alta resolução espacial. Tem experiência em microscopia eletrônica de transmissão e nas técnicas analíticas associadas.

Mais informações...

André Massafferri Rodrigues

Bacharel em Física pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado e doutorado pelo CBPF. Pós-doutorados na UERJ e na Universi tá di Roma, professor da UERJ em 2009. Atualmente é pesquisador Associado CBPF e bolsista produtividade CNPQ. Participou dos experimentos E791 e E831 no Fermilab. Desde 2004 vem colaborando com o experimento LHCb, no acelerador LHC/CERN, tanto com análise de dados como com instrumentação. Suas linhas de pesquisa atuais consistem no estudo dos processos de decaimento do méson B em três partículas carregadas no estado final, preparação do upgrade do experimento LHCb, em particular, na eletrônica do sistema de controle e no desenvolvimento de sistema de validação do sistema de tracking. Atualmente é o responsável pelo laboratório multiusuário do LAFEX e coordena projetos de divulgação científica no CBPF.

Mais informações...

Arthur Kós Antunes Maciel

Possui graduação (1974) e mestrado (1977) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e doutorado pela University of Oxford (1981). Atualmente é pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Atua na área de Física das Partículas Elementares e Campos, principalmente nos seguintes temas: colisões a altas energias, a quebra da simetria eletrofraca e o setor de Higgs, a física de quarks pesados.

Mais informações...

Arthur Marques Moraes

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Goiás (1998), mestrado em Física pela Universidade Federal de Goiás (2000) e doutorado em Experimental Particle Physics - University of Sheffield (2004). Atuou como pesquisador associado na University of Glasgow - Reino Unido (2004-2005); no Brookhaven National Laboratory - EUA (2005-2007); pesquisador associado no Laboratório Canadense para Física de Partículas - TRIUMF, Canadá (2007) e pesquisador avançado na University of Glasgow (STFC Advanced Research Fellow) entre 2007 e 2012. Atualmente é pesquisador adjunto no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF, e trabalha como colaborador do experimento CMS/LHC/CERN.

Mais informações...

Bartolomeu Donatila Bonorino Figueiredo

Trabalha com soluções analíticas para a equação geral de Heun e para as equações confluentes de Heun (simplesmente confluente, duplamente confluente, biconfluente e triconfluente). Também considera possíveis aplicações dessas soluções a problemas da física. Alguns resultados podem ser encontrados nos trabalhos publicados a partir de 2002.

Mais informações...