Pesquisadores

Lista por ordem alfabética

Carsten Hensel

Sou um físico de partículas experimental, trabalhando para a colaboração CMS, no CERN. Meu interesse de pesquisa principal é a busca por uma extensão do Modelo Padrão das partículas elementares, em especial a Superssimetria. Se a natureza for superssimétrica, podemos ter um ótimo candidato para explicar a Matéria Escura. Com a colaboração Fittino, contribuímos para resolver essa questão.

Mais informações...

Daniel Acosta Avalos

Tem mestrado e doutorado em física pelo Centro de Investigación y Estudios Avanzados del Instituto Politecnico Nacional (CINVESTAV-IPN), México. As linhas de pesquisa nas que atua são: Na física da matéria condensada: os fundamentos (teóricos e experimentais) e aplicações do efeito fotoacústico. Na biofísica: o comportamento de bactérias magnéticas com diferentes estímulos luminosos, técnicas físicas para estimar o momento magnético de organismos magnetotacticos, a orientação magnética de insetos sociais e o fenômeno do alinhamento magnético nos seres vivos.

Mais informações...

Eduardo Matzenbacher Bittar

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela UFRGS, mestrado e doutorado em Física pela UNICAMP. Realizou pós-doutorado no LNLS. Atualmente é pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Possui linhas de pesquisas em física da matéria condensada, realizando, principalmente, estudos dos fenômenos de forte correlação eletrônica, magnetismo, supercondutividade e criticalidade quântica, em materiais intermetálicos. Suas metodologias experimentais incluem medidas magnéticas e de transporte elétrico e térmico, além de difração e absorção de raios x.

Mais informações...

Eliane Wajnberg

Possui graduação (1974), mestrado (1977) e doutorado (1984)em Física na PUC-RJ. É pesquisadora titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Tem experiência em Física da Matéria Condensada e atua em Biofísica. Dedica-se aos estudos de conformação e função de proteínas, como hemoproteínas e ferritina, e da Magnetorecepção em insetos sociais: caracterização e localização do sensor magnético e efeito do campo magnético no comportamento. Utiliza as técnicas de ressonância paramagnética eletrônica e ferromagnética (RPE / RFM), magnetometria SQUID e Microscopia Eletrônica.

Mais informações...

Emil de Lima Medeiros

Bacharel em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1974), mestre em Física (1978) e doutor em Física (1989) pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF-MCTI, pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Berkeley (1989-1991). Pesquisador Associado I do CBPF. Experiência na área de Física, com ênfase em desintegração nuclear e radioatividade, atuando principalmente nos temas: radioatividade alfa e por emissão de prótons ou clusters, colisões nucleares relativísticas, reações entre íons pesados, reações fotonucleares, ensino de Física.

Mais informações...

Evaldo Mendonça Fleury Curado

Possui Graduação em Física pela Universidade de Brasília (1975), Graduação em Matemática pela Universidade de Brasília (1975), Mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1978), Doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1983) e Pós-Doutorado em Nice, França (1985-1987) e Paris (2011). Atualmente é pesquisador titular III do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Tem experiência na área de Física, atuando principalmente em física estatística e física quântica.

Mais informações...

Felipe Tovar Falciano

Formou-se em bacharelado e Licenciatura em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001). Obteve grau de mestre (2004) e de doutor (2008) em Física ambos na área de Cosmologia pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Atualmente é pesquisador adjunto-III pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Dentre suas principais linhas de pesquisa destacam-se o estudo de perturbações cosmológicas, universo primordial, cosmologia quântica e modelos de ricochete (“bouncing models”).

Mais informações...

Fernando da Rocha Vaz Bandeira de Melo

Minha área de pesquisa é a Informação Quântica, mais especificamente o processamento de informação quântica em sistemas ruidosos. Os principais assunto da minha pesquisa são: dinâmica de emranhamento em sistemas abertos, transmissão de informação por canais quânticos ruidosos e simulação clássica de computação quântica. Tenho graduação e mestrado em Física pela UNICAMP, e doutorado em Física pela UFRJ. Fiz pós-doutorados na Alemanha, Bélgica e Holanda. Atualmente sou pesquisador adjunto no CBPF.

Mais informações...

Fernando Dantas Nobre

Possui bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1977), mestrado em Física Teórica pela Universidade de São Paulo, São Carlos (1981) e doutorado pelo Imperial College of Science and Technology, University of London (1989). Atualmente é pesquisador titular 2 do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, mais focado em Mecânica Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas magnéticos desordenados, vidros de spins e mecânica estatística não-extensiva.

Mais informações...

Fernando Stavale

É bacharel em Física pela UFF (2002) e doutor em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela COPPE/UFRJ (2009) com pós-doutorado no Fritz-Haber Institut (Berlim) bolsista da Fundação Alexander von Humboldt. Atua na área de Superfícies, Filmes e Nanoestruturas utilizando técnicas de ultra alto vácuo, como Epectroscopia de Elétrons Auger, e de Foto-elétrons de Raios-X, e Microscopia de Força Atômica e de Tunelamento. Desenvolve projetos relacionados a microscopia de alta resolução e nanoespectroscopia, e crescimento e dopagem de óxidos metálicos e óxidos multicomponentes.

Mais informações...