Pesquisadores

Lista por ordem alfabética

Flavio Garcia

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado (1996) e doutorado (2000) em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1996). Realizou pós-doutorado (2000 - 2002) no CEA em Grenoble-França. Em 2004 foi contratado como pesquisador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, lá ficando até março de 2013, quando mudou-se para o CBPF. Trabalha com Propriedades Magnéticas da matéria, com ênfase em: nanomagnetismo, efeito magneto-calórico, hipertermia e instrumentação. Orientou alunos de todos os níveis. Atualmente orienta alunos de IC e doutorado. Possui bolsa de produtividade nível 2 desde 2005. Já coordenou projetos de pesquisas financiados por diferentes agências de fomento.

Mais informações...

Francesco Toppan

Líder do Grupo "Estruturas algébricas em teoria dos campos" - Bolsista de Produtividade em Pesquisa PQ do CNPq (nível 1C). Membro do Standing Committee of the International Colloquia on Group Theoretical Methods in Physics. Editor científico do Journal of Physical Mathematics. Prêmio 2003 do Ministério Polonês da Educação por contribuição sobre a Teoria M octoniônica. Áreas de atuação: Física e Matemática, Supersimetria, Gravidade quântica.

Mais informações...

Francisco Caruso

Nascido no Rio de Janeiro (1959), graduou-se em Física (Bacharelado) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1980), concluiu o Mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1983) e o Doutorado em Física (Dottorato di Ricerca) na Università degli Studi di Torino (1989). Recebeu o Prêmio Jovem Cientista do CNPq em 1996. Atualmente é pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, professor associado do Instituto de Física Armando Dias Tavares da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor colaborador do HCTE da UFRJ (2011). Com formação acadêmica na área de Física tem vários interesses em áreas como: Física de Partículas (Fenomenologia), Teoria de campos, Física Quântica, Física Atômica, Astrofísica, História e Filosofia da Ciência, Ensino e Divulgação de Física. Orientou 60 alunos, sendo 3 de doutorado e 5 de mestrado em Física, 6 monografias de fim de curso de graduação e os demais em iniciação científica, tanto na graduação como no ensino médio, principalmente nas áreas de Física e Ensino das Ciências. Na área de divulgação, destacam-se a criação e a coordenação da Oficina de Educação Através de Histórias em Quadrinhos. Ocupou o cargo de Superintendente de Difusão Científica da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (2004-2006). Fundador e editor de "Dialoghi: Rivista di Studi Italici", tem participado de uma série de atividades em diferentes conselhos editoriais. É co-autor (com Vitor Oguri) do livro "Física Moderna: Origens Clássicas e Fundamentos Quânticos", vencedor do Prêmio Jabuti (2007), na categoria Ciências, Engenharias e Informática (segundo lugar). Membro titular do PEN Clube do Brasil (2008) e da União Brasileira de Escritores (2010). Membro Titular das Academias Paraense e Roraimense de Ciências (2009), e da Academia Brasileira de Filosofia (2013). Agraciado com a Ordem do Mérito Científico da Academia Roraimense de Ciências (2009).

Mais informações...

Gilvan Augusto Alves

Possui graduação em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1986) e doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1992). Atualmente é pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Líder do grupo de pesquisa CMS do CBPF, representante Latino-Americano no International Committee for Future Accelerators (ICFA) e no International Linear Collider Steering Committee (ILCSC). Foi Coordenador do Laboratório de Física Experimental de Altas Energias do CBPF (2009-2013). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física das Partículas Elementares e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: Física Difrativa, Física do Setor Eletrofraco, Física Além do Modelo Padrão.

Mais informações...

Hélio da Motta Filho

D.C. (física, CBPF, 1993), M.C. (engenharia elétrica, IME, 1982), físico (UFRJ,1985), engenheiro (eletrônica e telecomunicações, UERJ, 1978). Participou do experimento D0 onde foi um dos responsáveis pelo FPD (detector de prótons espalhados a baixo ângulo) e do experimento E769 (produção de charme em interações hadrônicas). Participa do experimento de neutrinos MINERvA (espalhamento de neutrinos) e do experimento CONNIE.(interações coerentes neutrino-núcleo usando antineutrinos de reatores).

Mais informações...

Henrique Gomes de Paiva Lins de Barros

Biofísico com doutorado em física atômica e molecular pelo CBPF (1978) desenvolve pesquisas em biofísica (comportamento de microrganismos magnéticos e suas interações com o ambiente). Orienta teses de mestrado doutorado além e de iniciação científica. Desenvolve pesquisas em história da ciência e da técnica no Brasil e de divulgação científica. Foi diretor do MAST (1992 a 2000). Recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico e da Ordem do Mérito Aeronáutico, entre outras. Publicou livros e realizou livros de divulgação científica

Mais informações...

Ignácio Alfonso de Bediaga e Hickman

Membro da colaboração LHCb e coordenador da mesma no CBPF. Coordenador do Lafex.

Mais informações...

Itzhak Roditi

Doutor pelo CBPF (1983). Realizou seu pós-doutorado na Universidade de Genebra-Suiça, onde atuou como professor assistente. Foi pesquisador associado no CERN e visitante no CN Yang Institute. Atualmente é Coordenador da Pós-Graduação (CFC). Atua nos seguintes temas: métodos exatos em teoria de campos, sistemas exatamente solúveis e na aplicação de técnicas dessas áreas na matéria condensada. Mais recentemente nos modelos cujas propriedades podem ser observadas com RMN. É o autor do Dicionário Houaiss de Física (Editora Objetiva-2005).

Mais informações...

Ivan dos Santos Oliveira Junior

Bacharel em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), Mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1988) e Doutorado em Física pela Universidade de Oxford (1993). Ingressou como Pesquisador no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas em 1996, atingindo a posição de pesquisador titular III (nível mais alto da carreira de C&T) em 2013. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Materiais Magnéticos, Propriedades Magnéticas, Instrumentação para RMN, Computação Quântica por Ressonância Magnética Nuclear e Divulgação Científica. É autor de 3 livros de divulgação (Livraria da Física 2005, 2Ed 2010; Jorge Zahar 2009), de 1 livro de Física do Estado Sólido (Livraria da Física 2005, 2Ed 2010). Traduziu para o português do texto "Quantum Computation and Quantum Information", de M.A. Nielsen e I.L. Chuang (Cambridge, 2002/Bookman 2005). Líder do Grupo de Processamento da Informação Quântica por RMN no CBPF. Publicou em 2007 o livro-texto "NMR Quantum Information Processing" (Elsevier), e é co-autor do livro "Magnetism and Nuclear Magnetic Resonance in Solids" (John Wiley 1998). Idealizador e Coordenador da Série de mini-cursos lançada em 2010 "CBPF - Tópicos em Física", Livraria da Física, com 20 títulos em 2014. Coordenador de Pós-Graduação do CBPF entre 2009-2011. Idealizador e articulador do Exame Unificado de Física do Rio de Janeiro, o UNIPOSRIO. Foi Diretor Interino do CBPF entre agosto e dezembro de 2011. Foi Diretor Substituto do CBPF, e Coordenador de Cooperações Institucionais entre setembro de 2013 e dezembro de 2015. Tem cerca de 100 artigos publicados, 10 orientações de doutorado, e 8 de mestrado. Fator-H igual a 18 (Web of Science, dezembro de 2015).

Mais informações...

Ivano Damião Soares

Graduação em Engenharia Eletrônica (Escola Nacional de Engenharia 1969), Mestrado em Física (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas 1972) e doutorado em Física (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas 1976). Especializado nas áreas de Relatividade Geral, Gravitação e Sistemas Dinâmicos, com atuação principal nas seguintes linhas de pesquisas: 1. Emissão de radiação gravitacional no regime não-linear da Relatividade Geral, com ênfase no estudo dos processos de transferência radiativa de energia, momento e momento-angular por emissão de ondas gravitacionais na colisão de buracos negros. 2. Dinâmica não-linear no universo primordial, com ênfase no estudo da amplificação de perturbações de sistemas gravitacionais e cosmológicos, via mecanismos de ressonância não-linear, com aplicações a problemas de formação de estrutura no universo e em sistemas astrofísicos. Dinâmica gravitacional com correções de dimensões extras.

Mais informações...