Pesquisadores

Lista por ordem alfabética

João Paulo Sinnecker

Possui bacharelado (1988), mestrado (1991) e doutorado (1995) em Física pelo Instituto de Física Gleb Wataghin , UNICAMP , Campinas. Realizou um doutorado sanduíche no Instituto de Física Experimental da Technische Universität Wien, Viena , Áustria. Realizou pós doutorado (1996-1998) no Instituto de Magnetismo Aplicado , Madrid, Espanha. Foi Professor Adjunto do Instituto de Física da UFRJ entre os anos 1999 e 2009. Desde 2009 é pesquisador associado do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Tem experiência na área de física da material condensada , com ênfase em materiais magnéticos . Suas pesquisas estão focadas nos seguintes temas : materiais magnéticos, multiferróicos e magnetoelétricos, dinâmica de processos de magnetização, nanomagnetismo e nanopartículas magnéticas.

Mais informações...

Joice Pereira Terra e Souza

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1981), doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1991) e pós doutorado (1996-1997) na Northwestern University-USA. Atualmente é pesquisador associado II, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Estruturas Eletrônicas e Propriedades de Superfícies; Interf. e Partículas em biomacerâmicas, atuando principalmente nos seguintes temas: density functional theory, electronic structure, hyperfine interactions, atomistic simulation, propriedades estruturais do "bulk" de biocerâmicas tal como a hidroxiapatita na forma de materiais polocristalinos nanoestruturados e de filmes finos, estudo de bandas e aglomerados das superfícies hidratadas de hidroxiapatita dopadas com cátions metálicos tais como Zn e Sr e peptídeos típicos como a cisteína e a di-cisteína.

Mais informações...

José Abdalla Helayël-Neto

PhD em Física, International School for Advanced Studies in Trieste (SISSA), 1983. Pós-Doutoramentos: Abdus Salam ICTP, Università degli Studi di Trieste, SISSA e CBPF. Posição atual: Pesquisador Titular do CBPF. Área-mestra de pesquisa: Teoria Quântica de Campos. Ênfases específicas da pesquisa: Teorias e modelos para as interações fundamentais, Teorias Supersimétricas e de Supergravidade, Gravitação Quântica.

Mais informações...

Jussara Marques de Miranda

Atuante na área de Física Experimental de Altas Energias. Atualmente membro da colaboração LHCb-CERN onde investiga o fenômeno de violação de carga/paridade em mésos B.

Mais informações...

Luiz Carlos Sampaio Lima

Possui Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1990) e Doutorado em Física - Université de Grenoble I (Scientifique Et Medicale - Joseph Fourier) (1994). Atualmente é PesquisadorTitular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e pesquisador 1C do CNPq. Tem experiência na área de Física de Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas com ênfase tanto experimental quanto teórica: propriedades de transporte elétrico, magnéticas e ópticas de filmes finos em sistema nanoestruturados. Também atua na fabricação de nanosistemas por litografia e eletrodeposição.

Mais informações...

Magda Bittencourt Fontes

Principal área de interesse: Sistemas Eletrônicos Fortemente Correlacionados (SEFC), focando nos materiais supercondutores não convencionais, manganitas e férmions pesados. Utilizamos a técnica de medida de resistividade elétrica sob altas pressão, baixas temperaturas e campo magnético aplicado, para construir o diagrama de fases temperatura de transição (magnética ou supercondutora) vs parâmetro de controle, para estudar fenômenos críticos.

Mais informações...

María Elena Pol

Formada em Física em Rosario, Argentina, fez mestrado e doutorado na PUC do Rio de Janeiro. Trabalhou em Mecânica Estatística e em Teoria de Campos na Rede. Desde 1988 trabalha em Física Experimental de Altas Energias, tendo participado dos experimentos DELPHI (LEP) e D0 (Tevatron). Atualmente é membro do experimento CMS (LHC). No DELPHI trabalhou no software offline e em decaimentos leptônicos do Z, do ZZ e do Z/Gamma*. No D0 trabalhou no FPD e na determinação da seção de choque elástica ppbar. No CMS trabalha no CASTOR, no PPS e em Física Difrativa.

Mais informações...

Marc Casals

Possui graduação na Catalunha (1994), mestrado na Irlanda do Norte (1996), doutorado na Irlanda (2004), pós-doutorados/professor assistente na Irlanda, Portugal e Canadá. Desde 2013 é pesquisador adjunto do CBPF. As áreas de pesquisas são: binário de buracos negros e ondas gravitacionais, teoria semiclássica da gravidade quântica e espectroscopia de buracos negros.

Mais informações...

Marcelo José Rebouças

Graduado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e pós­doutorado pela Universidade de Londres. Atualmente é pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e Cientista de Nosso Estado (CNE­FAPERJ). Tem trabalhado em vários tópicos de Cosmologia motivados pela e orientado para observação, incluindo anomalias da radiação cósmica de fundo, fisica do universo primordial, topologia cósmica, o problema na aceleração do universo, condições de energia e teorias modificadas da gravitação. Tem ainda experiência em diversos temas de graviatação e cosmologia, tais como: caracterização invariante do campo gravitacional, classificação algébrica em teorias geométricas da gravitação, computação algébrica na gravitação, espaços­tempos tipo Gödel e limites de espaços-­tempos.

Mais informações...

Marco Aurélio do Rego Monteiro

Possui graduação em Fisica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978), mestrado em pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1981) e doutorado pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1985). Atualmente é pesquisador I do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física das Partículas Elementares e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: álgebras, teoria de campos e mecanica estatística.

Mais informações...