Pesquisadores

Lista por ordem alfabética

Martín Makler

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (2001). Atualmente é Pesquisador Associado III do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Tem experiência nas áreas de Astronomia e Física, com ênfase em Cosmologia, atuando principalmente nos seguintes temas: lentes gravitacionais, aglomerados de galáxias, energia e matéria escuras, quartessência e formação de estruturas em grande escala. É membro da colaboração internacional Dark Energy Survey, na qual coordena o Grupo de Trabalho de Lenteamento Gravitacional Forte. Coordena o SOAR Gravitational Arc Survey e a participação brasileira no CFHT Stripe-82 Sruvey. Também tem forte atuação na área de divulgação e popularização científica.

Mais informações...

Mucio Amado Continentino

Doutorou-se em 1978 no Imperial College em Londres com uma tese sobre o magnetismo dos vidros metálicos. Professor Titular da Universidade Federal Fluminense até 1995. Realizou pós-doutoramento no IBM T. J. Watson Research Center da IBM em Nova Iorque e no National High Magnetic Field Laboratory em Tallahassee. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Suas áreas principais de interesse são os Sistemas Eletrônicos Fortemente Correlacionados e as Transições de Fase Quânticas.

Mais informações...

Nami Fux Svaiter

Possui graduação em pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Cosmologia pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1984) e doutorado em Teoria de Campos em Espaços Curvos pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1989). Atualmente é pesquisador titular III do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física das Partículas Elementares e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: temperatura finita, energia do vácuo, renormalização, efeitos de tamanho finito. Recentemente tem trabalhado numa linha de pesquisa que enfatiza a conexão entre Teoria dos Números eTeoria de Campos.

Mais informações...

Nelson Pinto Neto

Possui doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF-1989), e pós-doutorado pela Université Pierre et Marie Curie, Paris (1994). Atualmente é Pesquisador Titular III do CBPF e foi Coordenador da Coordenação de Cosmologia Relatividade e Astrofísica do CBPF entre 2009 e 2013. Suas linhas de pesquisa se concentram nos seguintes temas: o universo primordial e modelos cosmológicos sem singularidade, perturbações cosmológicas de origem quântica e consequências observacionais sobre as anisotropias da radiação de fundo cósmica, teoria quântica, cosmologia quântica, cosmologia e gravitação.

Mais informações...

Raúl Oscar Vallejos

Realiza pesquisas principalmente em duas linhas: dinâmica semiclássica (teoria WKB dependente do tempo, representações a valores iniciais, etc) e problemas relacionados à Teoria da Informação Quântica (por exemplo, geração dinâmica de emaranhamento, quantificação de correlações, sistemas quânticos abertos).

Mais informações...

Roberto Silva Sarthour Júnior

Bacharel em Física pela UFRJ, Mestre em Física pelo CBPF e Ph.D. pela Universidade de Oxford (2000). Roberto possui experiência na área de Física da Matéria Condensada, com ênfase em Magnetismo e Informação Quântica. Trabalhou com diversas técnicas de física experimental, incluindo Difração de Nêutrons e Espalhamento Magnético Ressonante de Raios-X. O seu interesse no momento é o Processamento da Informação Quântica através da Ressonância Magnética Nuclear e publicou um livro: NMR Quantum Information Processing (Elsevier 2007).

Mais informações...

Rubem Luis Sommer

Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), Mestre em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986) e Doutor em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992). Realizou estágio de pós-doutorado na Johns Hopkins University em Baltimore, Estados Unidos (03/1994-03/1996). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: processos de magnetização e resposta de materiais na faixa de microondas, estruturas de dominios magnéticos, permeabilidade, ruído Barkhausen, nanofabricação, materiais nanoestruturados, aços elétricos, materiais amorfos e ligas apresentando ordens magnéticas complexas, testes não destrutivos para aços estruturais na indústria do petróleo.

Mais informações...

Sérgio José Barbosa Duarte

Bacharel/Licenciado em Física UFPe/UCP, concluiu o seu Mestrado e Doutorado no CBPF. Pós-Doutorado no Lawrence Berkeley Laboratory, Ca-USA e ocupou posições acadêmicas em diferentes Instituições de ensino superior no Brasil (Univ. Federal Rural de PE, Instituto Militar de Engenharia-IME, Universidade Nuno Lisboa, Universidade Veiga de Almeida, Universidade Federal da Paraíba). No CBPF fez sua carreira científica passando por todos os cargos. Desempenhou chefia de departamentos, chefia de coordenações científicas e de pós-graduações, e participou de inúmeras comissões internas. Pesquisador CNPq desde 1983.

Mais informações...

Sílvio Manuel Duarte Queirós

Graduado (1998) e mestrado (2001) em Física na Universidade do Porto em Portugal. Em 2006 obtive o meu doutorado em Física no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas onde sou Pesquisador Adjunto desde 2013. Anteriormente ocupei cargos de pesquisador no Reino Unido (Unilever R&D Port Sunlight) e em Itália (Istituto dei Sistemi Complessi - Unità La Sapienza). Nesse período fui premiado pela União Europeia com a Marie Curie Fellowship por duas ocasiões (2007 e 2010). A minha área de especialidade é Física Estatística com foco em sistemas estocásticos fora-de-equilíbrio/não-equilíbrio e respectivas aplicações tanto académicas como industriais, sobretudo nos campos da Finança Quantitativa e da Biologia Quantitativa.

Mais informações...

Sebastião Alves Dias

Bacharel e licenciado em Física pela Universidade de Brasília (1982), tendo obtido o seu mestrado (1985) e o seu doutorado (1992) em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Atualmente é pesquisador associado do CBPF. Faz pesquisa teórica em Física de Partículas e Campos, concentrando-se no estudo das teorias de calibre. Simetrias e sua violação nessas teorias são objeto de sua pesquisa recente, concentrando-se na análise da consistência de teorias de calibre quirais, sua renormalizabilidade e unitaridade. Suas pesquisas abrangem a violação da simetria de calibre no caso abeliano em duas dimensões e em dimensões arbitrárias e as anomalias de calibre em teorias não abelianas, vistas do ponto de vista da rede, através da utilização de métodos computacionais.

Mais informações...