Tecnologistas

Lista por ordem alfabética

Alexandre Mello de Paula Silva

Scholar na Northwestern University USA até 2008; Doutor em Ciência dos Materiais pelo IME, RJ em 2007; Mestrado em Física - Instrumentação Científica pelo CBPF em 2002; Especialização pela UCSD, San Diego, CA, USA em 1994 e Graduação em engenharia em 1983. Líder do Grupo de Pesquisa e Laboratório de Superfícies e Nanoestruturas LabSurf desde 2010. Pesquisa, desenvolvimento e Instrumentação para a produção e caracterização de Biomateriais e materiais nanoestruturados por plasmas tecnológicos: Magnetron Sputtering e ablação a laser PLD. Orientador de mestrado e doutorado.

Mais informações...

André Luiz Pinto

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica (1992) e doutorado em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (2004). É Tecnologista na área de Microscopia Eletrônica do Laboratório Multiusuário de Nanociências e Nanotecnologia (LABNANO). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase no controle microestrututural de ligas metálicas, atuando principalmente nos seguintes temas: microscopia eletrônica, textura cristalográfica, microtextura, metalurgia física de ligas metálicas, análise de falhas e ciência forense.

Mais informações...

Elena Mavropoulos Oliveira Tude

Doutora e mestre em Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), com graduação em Química. É tecnologista do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e desenvolve atividades de pesquisa junto ao grupo de Biomateriais do CBPF sendo coordenadora do Laboratório de Cultura Celular do departamento de física aplicada (APL). O foco do seu trabalho é a interação de fosfatos de cálcio com biomoléculas (proteínas e peptídeos) que participam dos processos de formação e de regeneração dos tecidos ósseos. Entre suas atividades destacam-se adsorção de peptídeos e proteínas em superfícies de hidroxiapatita, e ensaios in vitro (citotoxicidade, adesão, proliferação) dos materiais produzidos pelo grupo de Biomateriais. Especializou-se em métodos de preparação de hidroxiapatita e em mecanismos de captura de metais pela hidroxiapatita sintética e fosfatos de cálcio naturais. Atua também na área de Utilização de Fosfatos Sintéticos, Naturais e compósitos na Imobilização de Metais Pesados em fluido biológico simulado.

Mais informações...

Gabriel Luis Azzi

Trabalha no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – CBPF/ MCTI, na Coordenação de Atividades Técnicas - CAT, Laboratório de Instrumentação e Tecnologia Eletrônica , na função de Tecnologista Senior.Possui Mestrado em Instrumentação Científica e Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Instrumentação Eletrônica Nuclear e também em Automação Eletrônica de Processos Eletrônicos e Industriais.É o responsável pelo Laboratório de Instrumentação e Tecnologia Eletrônica, é o Representante Técnico em Engenharia de Segurança do Trabalho do CBPF e também responsável pelo Setor de Segurança do Trabalho e Proteção Radiológica. É integrante do Grupo de Física de Neutrinos de Reatores.Linhas de Pesquisa: - Física de neutrinos; monitoramento de reatores nucleares e instrumentação científica.

Mais informações...

Geraldo Roberto Carvalho Cernicchiaro

Doutorou-se em Física pela Université de Grenoble, França, com trabalho realizado no Centre de Recherche sur les Très Basses Températures (CRTBT-CNRS), mestrado em Engenharia Eletrônica pela University of Nottingham, Inglaterra, e graduação em Engenharia Elétrica pela UFF. É responsável pelo Laboratório de Instrumentação e Medidas e pelo Laboratório de Magnetometria SQUID/PPMS. Tem experiência na área de Instrumentação Científica e Física Aplicada, atuando em temas ligados a sistemas de medidas, automação, sensores, magnetometria e física experimental.

Mais informações...

Herman Pessoa Lima Júnior

Possui graduação em Eng. Elétrica com ênfase em sistemas eletrônicos pela UERJ (1998), e Mestrado e Doutorado em Eng. Elétrica pela COPPE/UFRJ (2001, 2006). Durante o Doutorado desenvolveu hardware e algoritmos para processamento de sinais no experimento ATLAS, do CERN. Tem experiência e interesse na área de instrumentação científica para física de partículas, incluindo sistemas para aquisição de dados e imagens em alta velocidade, além de novos detectores de imagens de raios-x. Nos últimos anos tem trabalhado no desenvolvimento e teste de instrumentação eletrônica para detectores de neutrinos.

Mais informações...

João Antônio Pinto de Pinho

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Veiga de Almeida (1986). Atualmente é tecnologista sênior do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Medição, Controle, Correção e Proteção de Sistemas Elétricos de Potência.

Mais informações...

José Gomes da Silva Filho

Doutor em Engenharia de Materiais pela COPPE/UFRJ, com ênfase em Superfícies e Nanoestruturas. Suas áreas de interesse principais são as que envolvem Nanofabricação e Micro/Nanoestruturação de Metamateriais, utilizando principalmente Eletroquímica e Litografia, sendo esta por feixe de elétrons, óptica ou por varredura de ponta de prova. Suas áreas de aplicação principais são Nanomagnetismo, Dinâmica da Magnetização de Materiais Micro/Nanoestruturados, Magnônica e Micro/Nanofabricação. Atualmente trabalha no CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas), onde também leciona e desenvolve atividades de PD&I, trabalhando principalmente nos Laboratórios de Nanoscopia e Nanolitografia por Varredura de Ponta de Prova (AFM/MFM) e de Nanofrabricação Eletroquímica.

Mais informações...

Marcelo Portes de Albuquerque

Doutor pelo Instituto Politécnico de Grenoble com o trabalho de tese realizado no Instituto Laue-Langevin em otimização de medidas magnéticas com nêutrons. Atua na área de Processamento de Sinais desenvolvendo tecnologia e orientando teses para o mestrado em instrumentação científica. É Coordenador de Atividades Técnicas e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-Rio). Trabalha em projetos de redes de alta velocidade na Rede Rio/FAPERJ. É membro do CTC do CBPF.

Mais informações...